A Prefeitura de Porto Alegre abriu, nesta quarta-feira (3), o processo para contratar as obras emergenciais de proteção contra cheias na região entre os bairros Sarandi e Anchieta, na Zona Norte. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Município.
As empresas têm até as 10h do dia 12 de junho para entregar as propostas. A abertura dos envelopes será presencial, na sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Moinhos de Vento.
A obra prevê a construção de um dique de 100 metros entre o arroio Passo das Pedras e o rio Gravataí, além de um sistema móvel para fechar as galerias do arroio Areia. O investimento é de R$ 47 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), gerido pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.
O prefeito Sebastião Melo destacou a parceria com o governo do Estado. “A prefeitura trabalha com força total desde 2024 para recuperar e fortalecer o sistema de proteção contra cheias, com mais de R$ 2 bilhões em investimentos. Propusemos ao Estado absorver a execução da primeira etapa dessa obra para termos mais segurança à Zona Norte e ao aeroporto já neste segundo semestre”, ressaltou Melo.
A intervenção protege a área conhecida como pôlderes 7 e 8, que inclui o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone, a obra é prioridade. “Permanecemos atuando em todas as frentes para fortalecer o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre no menor prazo possível”, disse Perrone.
A Prefeitura estuda, ainda, mudar a concepção das próximas fases do projeto para incluir uma bacia de amortecimento e duas novas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais.
03/06/2026
04/06/2026
Prefeitura dá início ao processo de reforma e ampliação da UBS Guanabara
Uma antiga reivindicação dos moradores da região d...03/06/2026
Campo Bom anuncia investimentos e avanços ambientais na Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Campo Bom realizou, na quarta-feir...03/06/2026
Altamira abre licitação para manutenção do parque de iluminação pública
A Prefeitura Municipal de Altamira, no Pará, por m...03/06/2026
Estado abre duas licitações para poços em aldeias indígenas de Japorã e Tacuru
O governo de Mato Grosso do Sul abriu duas licitaç...