Em visita à região neste sábado (7), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a licitação para construção de um hospital metropolitano em Campinas deve ser lançada no segundo semestre deste ano. A unidade, reivindicada por prefeitos da região, deve desafogar a demanda por leitos na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O governador disse que discute com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a construção em uma área anexa ao Hospital Mário Gatti. A nova unidade deve oferecer pelo menos 400 leitos. A execução da obra, segundo Tarcísio, pode levar de 24 a 36 meses.
Na última sexta-feira (6), o HC da Unicamp e o Hospital PUC-Campinas anunciaram superlotação dos leitos para adultos nos prontos-socorros, inclusive com pacientes sendo atendidos nos corredores. Para aliviar a demanda regional, Tarcísio disse que o Estado também estuda a reforma e ampliação de alas do HC, em Campinas.
O governador disse também que o Estado deve abrir uma chamamento público para contratar procedimentos na rede privada, e que negocia com o prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, a ampliação de 60 leitos no interior paulista, usando a estrutura de um hospital municipal que está parado.
O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, citado por Tarcísio como modelo para a construção de um hospital metropolitano em Campinas, fica em Barueri, em uma área com 41 mil m². A unidade conta com 356 leitos, dos quais 50 são de UTI, com atendimentos em oncologia com quimioterapia e radioterapia, além de cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica.
07/06/2025
14/07/2025
Prefeitura prepara nova licitação para retomar obra de creche
A Prefeitura de Bagé vai lançar, nas próximas sema...14/07/2025
João Azevêdo anuncia licitação para construção de barragens em quatro municípios paraibanos
O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-...14/07/2025
Prefeitura de Goioerê abre licitação para compra de uniformes
A Prefeitura de Goioerê abriu processo licitatório...14/07/2025
Agesul lança licitação de R$ 12,9 milhões para construir Centro de Estudos da Polícia Científica
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendim...