Caminho da Escola já tem nova data para abertura de propostas:14 de abril de 2026.São 7.470 ônibus..


Uma das notícias mais aguardadas da indústria de veículos pesados finalmente saiu nesta quarta-feira, 1º de abril de 2026, e em seu papel de hardnews, com cobertura do jornalismo factual, o Diário do Transporte traz em primeira-mão:

Foi marcada a data para o prosseguimento da licitação que vai habilitar montadoras e encarroçadoras a produzir e comercializar 7.470 ônibus escolares pelo “Programa Caminho da Escola”, do Governo Federal. A abertura das propostas foi, desta vez, depois de adiamentos e suspensões, agendada para 14 de abril de 2026.

Na terça-feira, 31 de março de 2026, o editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani, já havia noticiado, também de forma exclusiva, o aviso de reabertura do processo licitatório.

O FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação, responsável pela concorrência, havia comunicado o “Evento de Reabertura com publicação prevista para 01/04/2026. Motivo: Saneamento dos artefatos da licitação”.

Saneamento de artefatos (documentos e propostas) em licitações é um instrumento previsto na chamada Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que possibilita a correção de erros ou falhas formais que não alterem propostas, os documentos de habilitação ou o teor geral dos editais.

O relançamento da concorrência era aguardado ansiosamente por prefeituras e governos estaduais, que podem se habilitar para as compras, mas também pela indústria automotiva e de autopeças.

O “Caminho da Escola” chega a representar cerca de 30% de toda a produção de ônibus do Brasil, impactando até mesmo nas ações de fabricantes de capital aberto e que negociam em Bolsa de Valores, como a Marcopolo.

Este novo ciclo do “Caminho da Escola” terá 13 modelos diferentes de ônibus escolares. Todos a diesel Euro 6 (menos poluentes) e com acessibilidade, mas nenhum ainda com tecnologias alternativas ao petróleo, como elétricos ou a biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos).

Como mostrou o Diário do Transporte, desde meados de 2025 a licitação patina.
Na primeira tentativa, a concorrência foi revogada para adequação da compra às novas regras tributárias que encerraram diversos incentivos fiscais que eram destinados para a compra de veículos escolares. A questão da reforma tributária virou uma incógnita porque se a fabricante ganha neste ano de 2026, e o pregão tem validade de um ano, ainda haverá ônibus para fornecer no próximo ano de 2027 pelo mesmo preço de 2026. Mas em 2027 entram os novos efeitos da reforma tributária com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que vai substituir o ICMS e o ISS, adotando o modelo de IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Também entra em 2027 a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que também vai ser como um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir PIS, Cofins e parte do IPI.

Não há certezas dos impactos nos preços dos ônibus.
Além disso, os ônibus escolares tinham isenção de impostos desde 2007. Agora passam a ser tributados.

Uma cláusula no edital do Caminho da Escola para proteger os fornecedores desta variação poderia deixar o mercado mais seguro. Ou seja, as regras deveriam ser mantidas pelo momento do resultado do pregão e não da entrega dos ônibus.

Mas pesou mesmo para a nova decisão, uma tragédia com a morte de uma estudante no Ceará foi levada em conta para a mudança, conforte apurou o editor-chefe e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani.

A menina Maria Isabella Rodrigues, de apenas 10 anos, morreu em 05 de fevereiro de 2026, na cidade de Nova Russas, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, após cair do ônibus escolar do Caminho da Escola que a levava para casa.

A porta do veículo se abriu “sozinha” em movimento.
As causas estão sendo apuradas e a hipótese mais provável é falha na manutenção. Mas diante do fato, fontes ligadas ao Ministério da Educação, disseram ao Diário do Transporte, que itens de redundância para reforço de segurança foram considerados.

MODELOS E QUANTIDADES

1 ORE 1 Mecânica - 1.700

2 ORE 2 Mecânica - 2.000

3 ORE 3 Mecânica - 2.100

4 ORE 0 4X4 Mecânica - 260

5 ORE 1 4X4 Mecânica - 380

6 ONUREA PA Mecânica - 400

7 ONUREA PB Mecânica  – 200

8 ORE 1 Automática - 130

9 ORE 2 Automática -120

10 ORE 3 Automática - 120

11 ORE 1 4X4 Automática – 20

12 ONUREA PA Automática - unidade 20

13 ONUREA PB Automática - 20

TOTAL – 7.470 ÔNIBUS

Tipos de Ônibus (ORE e ONUREA):

ORE 0 (4×4): Capacidade para 13 estudantes.
ORE 1: Capacidade para 29 estudantes.
ORE 1 (4×4): Capacidade para 23 ou 29 estudantes.
ORE 2: Capacidade para 44 estudantes, com bloqueio de diferencial.
ORE 3: Capacidade para 59 ou 60 estudantes.
ONUREA Piso Alto: Capacidade para 29 estudantes.
ONUREA Piso Baixo: Capacidade para 21 ou 29 estudantes (com acessibilidade).


01/04/2026

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

02/04/2026

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

Curso presencial foi idealizado para formar novos ...

02/04/2026

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

02/04/2026

IFSC lança edital para construção da sede própria em São Lourenço do Oeste

Na próxima sexta-feira, 10 de abril, o Instituto F...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita