A Prefeitura de Araranguá lançou nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, o edital de licitação para a execução de importantes melhorias estruturais na Ponte Giácamo Mazzuco, localizada no bairro Barranca. A obra prevê reforço estrutural e intervenções técnicas que visam garantir mais segurança e durabilidade à estrutura. O valor total do edital é R$ 329.015,89, podendo as empresas concorrentes apresentarem valores menores (licitação com menor dispêndio).
De acordo com o Aviso de Licitação – Edital nº 11/2026, o objeto contempla a execução de reforço estrutural de viga longitudinal, execução de laje de aproximação, implantação de junta de dilatação elastomérica e substituição da junta da rampa de acesso de pedestres da ponte.
A modalidade escolhida é a Concorrência, na forma Eletrônica, do tipo Menor Preço Global, seguindo as diretrizes da Lei Federal nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
O recebimento das propostas ocorrerá até às 8h15min do dia 3 de março de 2026, por meio do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br). A sessão pública terá início às 8h30min do mesmo dia, horário de Brasília.
O edital completo pode ser retirado no Departamento de Licitações da Prefeitura de Araranguá, localizado na Rua Dr. Virgulino de Queiroz, nº 200, Centro, durante o horário de expediente, mediante apresentação de pendrive, ou acessado pelo site oficial do município (www.ararangua.sc.gov.br). Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (48) 3521-0910 e (48) 3521-0929.
Entenda o caso
No dia 30 de dezembro a ponte Giácomo Mazzuco passou por vistoria técnica realizada pelo responsável pelo projeto da estrutura, o engenheiro civil Wolney Moreira da Costa. Durante a inspeção foi constatado severo comprometimento estrutural em uma das longarinas da ponte sobre o Rio Araranguá, especificamente no vão localizado sobre a Rua Paulino João Pereira, no bairro Barranca.
Além da longarina afetada, após a colisão de um caminhão, verificou-se que o sistema de contraventamento deste trecho também apresentava danos significativos, podendo não estar desempenhando sua função de forma adequada. Essa condição reduziu de maneira crítica a capacidade das demais longarinas e comprometeu a estabilidade do vão, parte integrante da obra de arte. Diante do risco de colapso eminente e visando preservar a integridade de pedestres, motoristas e moradores da região, recomendou-se a imediata interdição ao tráfego de veículos na ponte e por tempo indeterminado.
11/02/2026
12/02/2026
Prefeitura de Alagoinhas anuncia licitação para construção de nova escola em Santa Terezinha
A Secretaria de Administração e Inovação Tecnológi...11/02/2026
Fim do convênio com a Faros; Prefeitura agenda licitação do Canil Municipal
A Prefeitura de Bragança Paulista agendou a licita...11/02/2026
Prefeitura lança licitação para obras de reforço e melhorias na Ponte Giácamo Mazzuco
A Prefeitura de Araranguá lançou nesta quarta-feir...11/02/2026
APS abre licitações para contratar serviços de TI e de obras de restauro
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou, n...