A TAP anunciou a abertura de um processo público para a venda de 51% da Cateringpor (Catering de Portugal SA) com preço base definido em 9,56 milhões de euros. A iniciativa faz parte das obrigações previstas no plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia, visando a desinvestimento em ativos ligados à companhia aérea.
O anúncio, publicado no Diário da República em 30 de dezembro de 2025, informa que a venda corresponde a um lote indivisível de 357 mil ações, representando a maioria do capital social da empresa. O prazo para submissão das propostas termina às 23h59 do 45º dia após a publicação, ou seja, em 13 de fevereiro de 2026.
Os interessados devem apresentar uma garantia provisória de 150 mil euros e atender a requisitos mínimos de capacidade técnica e financeira para operar serviços de catering em aeroportos de categoria igual ou superior ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Além da venda das ações, o processo prevê a negociação de um contrato de prestação de serviços de catering entre a Cateringpor e a TAP, com duração fixa de cinco anos e sem possibilidade de renovação. O contrato não será fracionado em lotes.
Os recursos obtidos com a venda reverterão para o Estado português, conforme já anunciado pelo governo, que mantém diálogo constante com a Comissão Europeia para o cumprimento das condições do plano de reestruturação firmado em 2021. Naquele acordo, a venda da participação em Cateringpor foi incluída como contrapartida ao apoio estatal concedido à TAP durante a pandemia de Covid-19.
03/01/2026
06/01/2026
Parque Potycabana: lançado edital de licitação para concessão de uso por 35 anos
O edital de licitação para a concessão de uso do P...06/01/2026
Prefeitura de Bauru publica edital de licitação para o transporte coletivo
A Prefeitura de Bauru tornou pública a abertura da...06/01/2026
Publicado edital de licitação para pavimentação asfáltica ligando PB-400 à BR-116
A realização de um antigo sonho da população do Se...06/01/2026
Sidrolândia altera licitação após edital permitir veículos com 15 anos para transportar pacientes
A Prefeitura Municipal de Sidrolândia publicou, ne...