Sindicato dos Vigilantes suspeito de integrar cartel que fraudava licitações


A partir da notificação, todos suspeitos têm 30 dias para apresentar a defesa.
O Sindicato dos Vigilantes é suspeito de fazer parte do cartel de empresas que fraudariam licitações públicas no Estado. A acusção foi feita por testemunhas em depoimento dado a uma força-tarefa que investiga o esquema.

O Sindicato que, teoricamente, deveria atender aos interesses dos trabalhadores, estaria ao lado dos patrões ligados ao cartel. A revelação é do ex-secretário jurídico da entidade, Ivan Quadros. Ele diz que o sindicato dos vigilantes era usado pelo cartel para retalhar as empresas que não aceitavam entrar para o esquema.

As falsas acusações, como o não-pagamento de salários e horas extras, teriam sido encaminhadas a órgãos trabalhistas. Um dos alvos seria a Vigitec, que revelou a existência do cartel em julho do ano passado. O proprietário diz que as denúncias começaram logo após a reportagem da RBS TV ter sido exibida. Um panfleto convocou os vigilantes para uma assembléia e avisou que a Vigitec iria quebrar.

– Isso prejudicou muito o meu trabalho, a ponto de perder alguns contratos – disse o proprietário da empresa, José Renato Quadros.

O suposto envolvimento do sindicato dos vigilantes também é citado em um relatório da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. O documento é usado como base para as investigações do governo federal. O presidente do sindicato nega as denúncias.

– Somos favoráveis para que seja elucidada a denúncia, pois não compactuamos com cartel ou qualquer tipo de ilegalidade que venha a prejudicar os trabalhadores – disse o presidente do sindicato Evandro Vargas dos Santos.

A instauração do processo pela Secretaria de Acompanhamento Econômico contra as 21 empresas, 3 entidades e 30 pessoas físicas que integrariam o cartel foi publicada nesta quarta, dia 29, no Diário Oficial. A partir da notificação, todos têm 30 dias para apresentar a defesa.


29/10/2003

Fonte: ClicRBS

 

Avisos Licitações

20/04/2019

Fundação Cultural de Uberaba divulga edital para contratação de artistas

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) publicou no Porta-Voz d...

20/04/2019

Contratações públicas devem se pautar pela inovação, dizem advogados

É preciso pensar as contratações na área pública dentro da l...

20/04/2019

Cuiabá terá dois novos terminais de ônibus e estação na rodoviária; veja locais

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) revelou ...

19/04/2019

UFJF abre licitação para instalação de cantina no Jardim Botânico

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu uma lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita