A Sabesp lançou uma licitação para a construir a primeira usina de dessalinização de água do Estado de São Paulo, localizada em Ilhabela.
Essa iniciativa inovadora visa fornecer a água potável para mais de 8.000 habitantes do município – aproximadamente um quarto da população –, ampliando a resiliência hídrica de todo o sistema de produção e distribuição de água. Atualmente, Ilhabela dispõe de dois sistemas tradicionais: Pombo e Água Branca.
A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de até 30 litros por segundo, permitindo à Sabesp aumentar em 22% a oferta de água tratada e atender os clientes da cidade mesmo na alta temporada, quando a população cresce de forma exponencial.
A dessalinização é uma tecnologia amplamente empregada em locais como Dubai, Israel e Califórnia, entrou outros. Conta com tecnologia avançada de osmose reversa, processo usado internacionalmente.
A água dessalinizada será transportada para reservatório localizado na própria Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca, onde será distribuída para consumo da população.
Com a dessalinização, a Sabesp segue avançando na adoção de tecnologias inovadoras e coloca Ilhabela como polo de inovação no saneamento.
O edital para a construção da usina de dessalinização em Ilhabela foi publicado na sexta-feira (19). Interessados têm até 25 de junho para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.
24/04/2024
01/09/2026
Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...01/09/2026
Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT
Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...31/08/2026
Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...31/08/2026
Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande
A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...