A praça e o anexo tiveram suas licitações das obras lançadas no dia 20 de outubro. A primeira será um pólo irradiador de cultura no centro da cidade, enquanto a última acomodará parte do rico acervo da instituição e tem entrega prevista para 2011.
A Prefeitura lançou, no último dia 20 de outubro, o edital de licitação das obras de construção da Praça das Artes e do Anexo da Biblioteca Mário de Andrade. Ambos os projetos fazem parte do processo de revitalização da região central da Cidade.
Com um custo de R$ 94,8 milhões e duração das obras estimada em cerca de três anos, a Praça das Artes é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para transformar a chamada "quadra 27" em um pólo irradiador de cultura no centro da Cidade.
O complexo com formato de um T, de aproximadamente 28.500 metros quadrados, estará localizado no quarteirão atrás do Teatro Municipal de São Paulo, formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, avenida São João e praça Ramos de Azevedo.
O projeto idealizado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura, Marcos Cartum, em parceria com os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, procura instalar, no coração da região central, uma sede coletiva que reunirá todos os corpos artísticos do Teatro Municipal: Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Coral Paulistano, os dois últimos com formação de câmara. Com a mudança para a Praça das Artes, eles poderão realizar seus ensaios em salas que reproduzem as dimensões do palco do Teatro Municipal, que, por sua vez, ficará disponível para abrigar maior número de espetáculos.
O conjunto de construções propostas para a composição da Praça das Artes é dividido em três módulos: módulo dos corpos artísticos, que será voltado para a rua Formosa e abrigará as sedes das orquestras, corais e companhia de balé; módulo do estacionamento, com capacidade para 200 vagas, cujo acesso se dará pela rua Conselheiro Crispiniano; módulo das escolas, composto das escolas de Música e Dança, restaurante e área de convivência comum. Este bloco se comunica com o edifício do Conservatório Dramático e Musical, que abrigará o Museu do Teatro e será incorporado ao complexo cultural após a execução das obras de restauro e conservação. Seu salão principal servirá de sede para o Quarteto de Cordas da Cidade, já que se trata do único palco para conjuntos de câmara da Cidade.
Ao lado do Conservatório será erguido o edifício do Centro de Documentação Artística, onde ficará o valioso acervo do Conservatório, o qual será higienizado, restaurado, catalogado e aberto futuramente à consulta pública.
Novo anexo
Outro importante passo dado no último dia 20/10 foi o lançamento do edital para a escolha da empresa que fará a reforma no futuro anexo da Biblioteca Mário de Andrade. A entrega da obra do prédio com 16 andares está prevista para 2011.
O prédio, localizado na rua Bráulio Gomes, foi sede do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) e teve seu uso pela municipalidade autorizado em 2006, por meio de um termo de permissão do governo do Estado. A incorporação do edifício à biblioteca vem ao encontro de uma demanda de mais de 50 anos, quando já se falava da necessidade de uma "segunda torre" que pudesse acomodar melhor o rico acervo de periódicos da instituição e, conseqüentemente, aliviar o prédio principal, que possui 22 andares.
O projeto de intervenção na construção foi desenvolvido pelos arquitetos José Armênio Brito Cruz e Renata Semin, da empresa Piratininga Escritórios Associados. As obras contemplarão a modernização das instalações elétricas, hidráulicas, de telecomunicações e climatização. As escadas, esquadrias e dispositivos de prevenção de incêndio serão revistos. A licitação da obra será realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), contratada pela SMC.
A recuperação do prédio do antigo Ipesp é uma ação que está inserida no Programa Procentro, e visa à recuperação da região central da Cidade com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão para o término desta obra é de 14 meses e o custo será de R$ 10,8 milhões.
29/10/2008
17/03/2025
Governo do Estado lança licitação para construção do Parque do Cuiá; obras devem durar um ano e o..
A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de De...17/03/2025
Sem shows, Prefeitura abre licitação da parte técnica da Expoagro
Após cancelar a parte artística da 54ª Expoagro 20...17/03/2025
Caxias do Sul abre licitação para construção de ciclofaixa
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e ...17/03/2025
Governo do Estado iniciará licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Adm...