Durante este mês de dezembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), promove a 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural. Entre as áreas ofertadas para a pesquisa estão sete municípios da região de Campo Mourão.
Foram relacionadas: Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, Iretama, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu e Roncador. Elas fazem parte da chamada Bacia do Paraná, umas das sete bacias sedimentares previstas no certame das licitações.
Ainda neste grupo estão inclusos diversos municípios da região central do Estado, área com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Entre os locais que possivelmente serão avaliados estão cidades como: Pitanga, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Santa Maria do Oeste, entre outras.
Em Pitanga inclusive, a expectativa é de que a exploração da bacia de gás natural de Barra Bonita seja reiniciada. Os trabalhos no local estão paralisados desde 2001, quando a Petrobras abandonou as perfurações, sobre a alegação de que não havia viabilidade econômica para extração no local.
Importância
Durante seminário da 10ª Rodada de Licitações, realizado mês passado em Salvador-BA, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, ressaltou a importância de se ampliar o conhecimento sobre as bacias sedimentares brasileiras, principalmente as terrestres. “A licitação abre oportunidades para as pequenas e médias empresas, com a inclusão de blocos em bacias com baixo risco exploratório”, afirmou Lima.
De acordo com a assessoria de comunicação da ANP, os participantes do encontro também debateram sobre o desempenho positivo da indústria de petróleo e gás natural no Brasil nos últimos anos (que se refletiu no aumento da participação do setor no Produto Interno Bruto Brasileiro - PIB), além da contribuição para o desenvolvimento econômico e social das regiões.
A apresentação das ofertas está marcada para os dias 18 e 19 de dezembro. Já a assinatura dos contratos de concessão acontecem em abril de 2009. Outras informações podem ser obtidas nos sites www.brasil-rounds.gov.br e www.anp.gov.br.
Para o certame, estão previstas as licitações de 130 blocos para pesquisa de petróleo e gás natural, com cerca de 70 mil km² divididos em oito setores, em sete bacias sedimentares: Sergipe-Alagoas, Amazonas, Paraná, Potiguar (Rio Grande do Norte e Ceará), Parecis (Mato Grosso), Recôncavo (Bahia) e São Francisco (Minas Gerais).
Uma região a ser “desbravada”
Segundo a assessoria de comunicação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Bacia Paleozóica do Paraná consiste na maior área sedimentar da América do Sul e se relaciona entre as maiores do mundo.
Apesar disso, o órgão federal estima que apenas 124 poços exploratórios foram perfurados em uma área de cerca de 1.100.000 km², que resultaram em uma única descoberta comercial de gás.
Com isso, a Bacia do Paraná foi classificada como bacia de nova fronteira, ou seja, aquelas que têm potencial de hidrocarbonetos demonstrado por estudos geofísicos, mas que ainda são pouco conhecidas geologicamente ou apresentam barreiras tecnológicas a serem vencidas.
Apesar de única descoberta comercial de gás, a ANP ressalta o estabelecimento de inúmeras descobertas sub-comerciais de óleo e gás. A área é vista atualmente como importante para aumentar o conhecimento geológico do País e permitir a descoberta de novas províncias petrolíferas.
“Reveste-se de particular importância no cenário nacional não só por abrigar todos os atributos necessários à ocorrência de jazidas de petróleo, mas também por se situar no entorno da região mais desenvolvida do país, inserida no maior pólo consumidor da América do Sul”, destaca o site da ANP.
Dos blocos a serem ofertados na 10ª Rodada de Licitações, cem estão em bacias maduras (onde a existência de petróleo e gás já está comprovada), enquanto outros 30 são blocos em novas fronteiras exploratórias, dos quais cinco estão na bacia do Paraná.
Áreas oferecidas na 10ª Rodada de Licitações
- Amazonas
Nova Fronteira: 7 blocos, 13.338,59 km² (1 setor)
- Sergipe-Alagoas
Madura: 44 blocos, 1.322,30 km² (1 setor)
- Paraná
Nova Fronteira: 5 blocos, 13.297,73 km² (1 setor)
- Potiguar
Madura: 35 blocos, 1.055,25 km² (1 setor)
- Parecis
Nova Fronteira: 6 blocos, 14.381,70 km² (1 setor)
- Recôncavo
Madura: 21 blocos, 608,42 km² (2 setores)
- São Francisco
Nova Fonteira: 12 blocos, 26.725,12 km² (1 setor)
Total: 7 bacias, 8 setores, 130 blocos em 70 mil km²
Municípios paranaenses
que podem ser pesquisados
Altamira do Paraná, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Campina da Lagoa, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Iretama, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Luiziana, Mamborê, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marquinho, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Laranjeiras, Nova Tebas, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Roncador, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond.
30/11/2008
27/03/2025
Prefeitura abre licitação de R$ 10,8 milhões visando a aquisição de materiais de construção
O Município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...26/03/2025
Com chegada da Arauco,Governo de MS abre licitação de R$ 3milhões para obra em aeródromo de Inocên..
A Agesul-MS (Agência Estadual de Gestão de Empreen...26/03/2025
Governo do estado publica licitação para construção da nova sede das Ganhadeiras de Itapuã na Lag..
O governo do estado, por meio da Companhia de Dese...26/03/2025
Prefeitura de Jaguaruna lança nova licitação para compra de ônibus escolares
A prefeitura de Jaguaruna lançou nova licitação pa...