Contratos de licitação poderão ter cotas para mulheres e trabalhadores locais


Tramita na Câmara dos Deputados proposta que cria cotas para a contratação de mulheres e de trabalhadores locais nas licitações realizadas por empresas públicas e sociedades de economia mista. Conforme o texto, os licitantes deverão assegurar a contratação mínima de 15% de trabalhadoras do sexo feminino e de 70% de trabalhadores da localidade onde for realizada a obra ou prestado o serviço.

As exigências deverão constar do edital da licitação. Na impossibilidade de preenchimento do percentual exigido de trabalhadores locais, poderão ser contratados trabalhadores dos municípios vizinhos.

As regras estão previstas no Projeto de Lei 5905/16, do deputado Marco Maia (PT-RS), que altera a Lei de Responsabilidade das Estatais (13.303/16) para incluir a medida.

“A lei atual não estabelece exigências que mostrem o comprometimento do licitante com o desenvolvimento dos locais nem com as políticas de inclusão. Diante disso e considerando que as empresas públicas estão entre os maiores contratadores de obras e serviços do mercado brasileiro, nada mais natural que utilizar seus contratos para assegurar as ações afirmativas”, afirma Marco Maia.

Em relação ao percentual mínimo de 15% estabelecido para a contratação de mulheres, o parlamentar explica que esse número pode crescer, mas lembra que em muitas obras o trabalho é braçal e insalubre.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


11/11/2016

Fonte: Cenário MT

 

Avisos Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita