Licitação prevê compra de 75 novas câmeras e central para integrar Piracicaba no Detecta


A Prefeitura de Piracicaba (SP) autorizou uma licitação de R$ 3,5 milhões para aquisição de equipamentos de monitoramento urbano. A concorrência prevê compra de materiais para montar uma central responsável por receber os dados em vídeo e integrá-los com o Sistema Detecta, do governo estadual. Atualmente, 11 radares já remetem informações para o sistema, que compartilha com os outros municípios vinculados.

Se concluída, a licitação vai adquirir novas 15 câmeras PTZ, 40 câmeras fixas OCRs, 20 câmeras fixas panorâmicas, além de uma unidade móvel de monitoramento e infraestrutura de transmissão de dados para central. A previsão é fazer, também, a troca de outras 15 câmeras PTZ instaladas no município.

Hoje, a Central de Monitoramento (Cemel) tem 118 câmeras que serão conectadas ao Detecta com a nova central. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), que administra a Cemel, os equipamentos adquiridos serão instalados "em pontos estratégicos do município, onde há uma incidência maior de crimes, e nas principais avenidas da cidade". Os locais exatos não foram informados.

Em 5 de novembro, a prefeitura anunciou a integração dos 11 radares com o sistema do governo estadual e anunciou que faria "adequações" para conectar também as câmeras da Cemel.

Além das câmeras, será adquirida a aparelhagem para a central: servidor de gerenciamento, servidor de videowall, servidor de storege de gravação, sistema de VMS, sistema de OCRs, no-break, estações de trabalho, ar-condicionado e monitores. Os serviços incluem suporte técnico, operacional e instalação elétrica e treinamento para operação de software, informa a prefeitura.

Sistema Detecta
O sistema possibilita a identificação de placas de veículos envolvidos em crimes por câmeras de vídeo monitoramento. Ele permite, por exemplo, reconhecer um carro que foi roubado em uma cidade vizinha e esteja trafegando pelas vias do município. A implantação do sistema em Piracicaba era esperada para julho.

O Detecta reúne "o maior banco de dados de informações policiais da América Latina". segundo o governo estadual. Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran


16/11/2018

Fonte: G1 Piracicaba e Região

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/04/2024

Ibaneis anuncia licitação para construção de sete Upas

Na manhã desta sexta-feira (26/4), o governador do...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita