BRASÍLIA — O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem a modelagem de concessão da Loteria Instantânea Raspadinha, da Caixa Econômica Federal (Lotex), dando aval ao governo para publicar o edital de licitação. Segundo fontes do Planalto, a ideia é realizar o leilão até o final deste ano. O lance mínimo pelo ativo é de R$ 546 milhões e o vencedor poderá vender o produto por um prazo de 15 anos.
Apesar da queda de braço entre a Caixa, que quer participar do certame, e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) da Fazenda, que é contrária, o Tribunal não quis se posicionar sobre o assunto, deixando a decisão para o governo na hora de elaborar o edital. Mas no voto, o ministro relator, Aroldo Cedraz, recomendou que seja impedidos de participar ocupantes de cargos na Caixa por um prazo de 180 dias anteriores à licitação.
Publicidade
No entendimento da Seae, a Caixa é detentora de informações privilegiadas - o que poderia levar à quebra de isonomia e igualdade de condições entre os concorrentes. Entre os riscos de participação da Caixa no leilão, o processo fala em "razões dos últimos acontecimentos políticos enfrentados pelo país".
O governo contava com as receitas da licitação da Lotex em 2017, mas não conseguiu realizar os estudos da concessão e obter aprovação do TCU a tempo. Inicialmente, foi projetada uma receita de R$ 922 milhões para um período de concessão de 25 anos. Como o prazo foi reduzido para 15 anos, a receita também caiu.
Segundo fontes a par das discussões, há grandes players internacionais interessados na Lotex. Entre eles, Scientific Games, Pollard Banknote e IGT-Gtech. As loterias instantâneas respondem por 25,2% do faturamento das apostas no mercado internacional.
14/03/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...