O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) considerou ilegal, nesta quinta-feira, a licitação realizada no último dia 25 de janeiro pela Secretaria de Transportes para a concessão de lotes de 450 microônibus. Os veículos vão substituir as vans do transporte alternativo. O órgão, que inclusive já assinou contrato com as empresas e cooperativas vencedoras da concorrência pública, terá que corrigir falhas apontadas no edital e realizar o processo novamente.
O TCDF analisava, desde o ano passado, supostas irregularidades no texto do edital apontadas pelo Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Alternativo (Sintrafe). A Secretaria de Transportes só conseguiu realizar a abertura dos envelopes em janeiro, graças a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Segundo o Tribunal de Contas, algumas regras da licitação restringiram a competitividade na concorrência pública. Entre elas, a proibição da participação de pessoa física no processo licitatório, exigência de experiência no transporte coletivo de passageiros e na condução de microônibus e contratação de profissionais com nível superior, que ficariam responsáveis pelo gerenciamento do sistema.
O presidente do Sintrafe, Fontedejam Santana, disse que esperava que a licitação fosse invalidada. “A gente confiou sempre na postura legalista do TCDF”, comemorou.
29/02/2008
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...