Serra Quer que Nossa Caixa Compre Folha de Funcionários


O governador José Serra quer “vender” a folha de salários dos funcionários do Estado de São Paulo para a Nossa Caixa e, segundo fontes do mercado, teria até calculado que ela vale R$ 2 bilhões. Como? A conta é fácil. Como o Estado tem 1milhão de funcionários, multiplicam-se por quatro os R$ 500 milhões pagos pelo Itaú pelos 200 mil nomes da folha da Prefeitura, há dois anos. A assessoria de Serra confirma que ele quer vender sim, mas que o assunto está em análise na Secretaria da Fazenda. E a Nossa Caixa, por sua vez, informa que ambos, governo e banco, buscam alternativas para convênio.
Pelo que se apurou, a Nossa Caixa, a princípio, não queria pagar nada, argumentando que já tinha investido muito, nos últimos dois anos, para receber essa folha. O governo de São Paulo não aceitou e teria montado um texto, de Ato Relevante, sobre o negócio, que precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração. O pagamento proposto seria à vista, mas contabilizado em parcelas.
O fato é que o prazo para que o negócio seja feito nas atuais condições termina dia 31, já que a liberdade de escolha de conta salário começa no dia 1º de abril, quando as folhas de pagamento que ainda não tiverem contrato assinado passam a ter garantida a conta salário gratuita, isto é, o funcionário poderia mudar de banco automaticamente e sem custos.
Semana passada, diretores do banco se reuniram com agências de rating para explicar o negócio. E ali foram levantadas algumas questões sobre o assunto. O caminho escolhido seria uma delas. Acham que assinar um convênio privado com o banco pode levar a questionamentos judiciais.
Quais? Uma fonte ligada ao negócio explica: primeiro, a Nossa Caixa não é mais um banco público, pois tem 25% de suas ações nas mãos de investidores privados e por isso não poderia ser favorecida pelo governo. Segundo: o formato do convênio teria sido usado para contornar uma licitação, que não foi feita porque, se outro banco ganhasse, a Nossa Caixa dificilmente sobreviveria sem a folha dos servidores.


21/03/2007

Fonte: Estado de SP

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita