Após 13 anos de contratos emergenciais, o Governo do Distrito Federal licitará, amanhã, o serviço de alimentação da rede pública de saúde. Ao custo de R$ 205 milhões por ano, 95% do atendimento, atualmente, está nas mãos da empresa Sanoli, enquanto 5% pertencem à Cial. A promessa é quebrar essa hegemonia, economizar e melhorar a qualidade da comida.
O excesso de contratos emergenciais é objeto de críticas do Ministério Público do DF. Segundo o subsecretário de Administração Geral da Saúde, Marcello Nóbrega, a expectativa do governo é conseguir uma economia de 30%. A licitação dividirá a alimentação da rede em 13 lotes, válida por dois anos.
Nóbrega prevê que a licitação terá grande impacto na rede. “O processo de competição agrega insumos de alto valor para o consumidor final. Soma qualidade, pontualidade, referência. Porque são atributos essenciais para a manutenção do próprio serviço prestado”, explicou.
Caso não ocorram entraves judiciais após a abertura das propostas, as empresas, selecionadas pelos menores preços, passarão por um processo de homologação, que dura 30 dias. Na sequência, terão 90 dias para assumir as cozinhas da rede.
Prazos
Dentro das licitações, o governo pretende monitorar a qualidade e o consumo da comida dentro da rede. Afinal, as críticas de pacientes em relação às refeições oferecidas nos hospitais públicos são recorrentes. Além disso, hoje, o governo não possui um controle preciso de quem consome os alimentos.
Nos próximos meses, o Executivo promete abrir concorrência para serviços de limpeza e segurança. De acordo com Nóbrega, o governo planeja aplicar os recursos economizados com as licitações no reforço da atenção primária e básica de saúde.
03/12/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...