SÃO PAULO - A Prefeitura pretende fechar ainda mais o cerco ao motorista que comete infrações no trânsito. Para isso, a cidade vai receber mais 123 radares fixos, sendo que 30 deles estarão instalados até o final de outubro. Destes, 76 aparelhos estarão equipados com o leitor automático de placas (LAP), que é capaz de aplicar multas em veículos que estiverem furando o rodízio ou que estão com pagamento do IPVA e do licenciamento atrasados.
A secretaria municipal de Transportes (SMT) não divulgou em quanto tempo todos os aparelhos estarão instalados e funcionando. Para a aquisição e manutenção dos equipamentos por quatro anos foram destinados R$ 41,4 milhões. Os extratos de contratos foram publicados na edição do "Diário Oficial da Cidade" de quinta-feira.
Os locais onde os novos radares serão instalados ainda não foram definidos pela Prefeitura. Atualmente, a capital conta com 302 radares em operação. Sendo 40 fixos, 26 móveis, cem barreiras eletrônicas e 136 registradores fotográficos de infrações no semáforo, os chamados refis.
Outra medida adotada pela Prefeitura para inibir a ação de motoristas infratores foi a volta dos guinchos da CET. Havia quatro anos que eles não operavam por conta de um problema em uma licitação, de 2004. Desde o dia 23, a CET já colocou 23 guinchos em operação. Até o fim do mês serão mais 20.
Os 265 marronzinhos contratados em julho para monitorar o trânsito da capital ganharão as ruas até o final deste mês. Eles foram separados em turmas e passarão por treinamento para poder exercer a função e se juntarão aos 1.700 agentes operacionais já existentes hoje no sistema.
A necessidade de mais homens aumentou com a recente proibição da circulação de caminhões na cidade. Além dos agentes da companhia, o cerco aos caminhões conta também com o efetivo da Polícia Militar. As blitzes são feitas nos principais corredores por onde passam caminhões nos horários de pico. Quem for pego está sujeito a multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira (e outros quatro, se for dia de rodízio).
09/08/2008
17/03/2025
Governo do Estado lança licitação para construção do Parque do Cuiá; obras devem durar um ano e o..
A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de De...17/03/2025
Sem shows, Prefeitura abre licitação da parte técnica da Expoagro
Após cancelar a parte artística da 54ª Expoagro 20...17/03/2025
Caxias do Sul abre licitação para construção de ciclofaixa
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e ...17/03/2025
Governo do Estado iniciará licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Adm...