Municipalizada em abril deste ano, a VRS-816, que liga o bairro Grão-Pará até Vila Palanque, já é de total responsabilidade da Prefeitura de Venâncio Aires. Com a mudança, o Executivo está apto a dar início ao recapeamento asfáltico da estrada, cujo nome é Waldemar Henrique Konrad. O projeto tem execução prevista de um ano e a obra está orçada em R$ 8 milhões.
A licitação deve ser lançada até dezembro, como projeta a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. Durante entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, nessa segunda-feira, 21, a secretária observou que equipe técnica da pasta já está trabalhando na elaboração do projeto. Uma das definições é a instalação de uma ciclovia, no lado esquerdo no sentido do bairro Grão-Pará à Linha Travessa. O trecho que receberá as melhorias – até a RSC-453 – tem pouco mais de 6 quilômetros. “A ciclovia vai ser de asfalto e vai ter por toda a extensão. Então, basicamente, quem sai aqui do Acesso Grão-Pará, que tem uma ciclovia, já entra na outra”, ressaltou.
Outro objetivo da Administração é investir em um asfalto que tenha condições de aguentar o alto fluxo de veículos, em especial de caminhões pesados que passam pela região, a exemplo do Frigorífico Kroth, que tem a via como importante corredor logístico. Embora o trecho seja evitado por muitos condutores, por conta das más condições, a aposta da Prefeitura é que, com a reforma, a quantidade de veículos que usam a via diariamente dê um salto: “Vai ter um fluxo maior, então isso nos obriga a nortear todas as ações pensando nisso.”
Crescimento da região a partir da VRS-816
Além disso, outro diagnóstico apontado por Deizimara é o crescimento da região. “É uma ampliação gigante que se observa de construções ali. A gente entende que ele vai ter um crescimento não só residencial, como também comercial e até industrial”, disse.
Na última semana, funcionários do Município estiveram reunidos com moradores que serão diretamente afetados pelas obras para apresentar o projeto, considerando impacto possível nas residências e acessos às moradias. Também há uma preocupação com a rede hídrica, que poderá ser mexida, para que não haja maiores transtornos à comunidade. “Se tiver qualquer intervenção, ela precisa ser uma ação imediata. Então, a gente quer colocar dentro do nosso projeto esse trabalho de atendimento imediato, de remoção de rede de água, de adaptação de rede de água”, explicou.
Valorização imobiliária
Outro reflexo natural projetado pela Administração Municipal é a valorização imobiliária na região. “Recebendo uma ciclovia, uma pavimentação nova, sinalização, com certeza haverá uma valorização bem considerável”, afirmou.
Em Linha Hansel, que recebe o asfaltamento da Estrada Velha, segundo ela, alguns imóveis tiveram valorização significativa.
22/07/2025
26/07/2025
Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo
A Prefeitura de Japorã — a 453 km de Campo Grande ...26/07/2025
São Bento do Sul abre licitação para reforçar atendimento médico nas unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul abriu li...26/07/2025
Prefeitura de Araçatuba abre licitação para compra de uniformes escolares de 2026
A Prefeitura de Araçatuba publicou, neste sábado (...26/07/2025
Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de..
A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada...