A Prefeitura de Juiz de Fora informou nesta quinta-feira (25) que vai lançar um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para Aeroporto Francisco Álvares de Assis, conhecido como Aeroporto da Serrinha. O procedimento será para consulta ao mercado sobre os melhores modelos para gestão e exploração do local.
De acordo com o Executivo, este é o primeiro passo para a realização de uma licitação para concessão definitiva do aeroporto. O projeto conta com a parceria do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), através do “Apoio Técnico para Estruturação de Projetos de Infraestrutura com Investimento e Operação Privados”.
Os trabalhos com o BDMG foram iniciados em outubro do ano passado e, por conta da reforma administrativa, a equipe técnica e o conselho gestor que trabalham na estruturação do projeto foram redefinidos por portarias publicadas nos Atos do Governo nesta quinta.
“Devido ao agravamento da crise fiscal, causado pela ausência de repasses do estado desde 2018, a partir da próxima quarta-feira, a Sedeta reassume, temporariamente, a gestão do Aeroporto. As operações continuam normais, com duas escolas de instrução e voos da aviação executiva”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga,
A pista poderá ser utilizada das 7h até o pôr do sol. A gestão será realizada diretamente pela secretaria, até a realização de contratação emergencial de empresa para segurança e manutenção patrimonial do aeroporto.
Histórico do aeroporto
A gestão do Aeroporto da serrinha foi reassumida pela Prefeitura em agosto de 2017 após término de um contrato emergencial com a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart).
Desde então, o Executivo vem tentando implantar um novo modelo de gestão que seja mais eficiente e que desonere os cofres públicos dos custos referentes à manutenção do espaço.
Em 2018, para manter as operações aeroportuárias, a Prefeitura realizou um pregão para contratação de empresa que prestasse o serviço de administração durante um período de 12 meses.
O serviço foi prestado pela AMD Services e, devido ao fim do contrato, a Prefeitura concentra esforços para concluir a modelagem de concessão.
25/04/2019
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...