Prefeitura abre licitação para contratação de aterro sanitário


A Prefeitura de Piracicaba abriu licitação para contratação de aterro sanitário para destinação final, coleta e transporte de resíduos como entulhos e outros materiais inservíveis, exceto lixo domiciliar, provenientes dos sete ecopontos e do Setor de Resíduos do município. A contratação está estimada em R$ 17, 7 milhões e a licitação, no modelo pregão eletrônico será no dia 7 de outubro.

Em abril do ano passado, a Prefeitura firmou contrato com dispensa de licitação para gestão temporária dos resíduos. O contrato foi firmado em R$ 5,5 milhões com prazo de 180 dias ou até a contratação da empresa que vai prestar os serviços de forma definitiva. A empresa Amplitec Gestão Ambiental foi escolhida de forma provisória para prestação dos serviços.

40 MIL TONELADAS - A Prefeitura já recolheu e destinou mais de 40 mil toneladas de resíduos volumosos, como entulho e outros materiais, coletados nos sete ecopontos e no Setor de Resíduos do município nos oito primeiros meses de 2024. No ano de 2023 inteiro foram coletadas 33,4 mil toneladas.

De acordo com a prefeitura, os ecopontos existem com o objetivo de minimizar o descarte irregular de materiais em áreas verdes e APPs, evitando, deste modo, a contaminação do solo e cursos d'água. Hoje Piracicaba conta com sete desses equipamentos, que funcionam das 7h às 17h, de segunda a sábado: Ártemis – rua Fiora-vante Cenedese; Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia; Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima; Mário Dedini II – Rua dos Topázios; Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo; Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho e Santo Antônio – rua João Laurelli.

São aceitos, nos sete ecopontos da cidade, materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. O objetivo é manter a cidade limpa e inibir o descarte irregular de resíduos, que pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.


21/09/2024

Fonte: Sampi.Net

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita