PMT poderá contratar serviços e compras de equipamentos sem licitação


A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, nesta terça-feira (14) em regime especial de urgência, um Projeto de Lei (PL) de autoria da Prefeitura Municipal (PMT) que, dentre outras coisas, permite a aquisição de bens e contratação de serviços sem a realização de processo licitatório no âmbito do Poder Executivo Municipal.

Mesmo assim, a vereadora Graça Amorim (Progressistas), líder do prefeito Firmino Filho (PSDB) na Casa, garante o cumprimento de regras para que o poder público opte sempre pelo melhor preço. “Será observada as oscilações do mercado para que essa contratação não seja realizada com valores elevados”, afirma.

Além de dispensar as licitações, não será exigido dos eventuais fornecedores qualquer comprovação de regularidade fiscal e trabalhista, ou ainda o cumprimento de um ou mais requisitos de habilitação, com exceção da quitação com a Seguridade Social.

Outro ponto polêmico é a possibilidade da contratação de empresas com inidoneidade declarada. Dessa forma, a Prefeitura poderá firmar contrato mesmo com quem esteja impedido de participar de processos licitatórios, desde que se trate, comprovadamente, único fornecedor de determinado bem ou serviço.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), questionou parecer dos técnicos do legislativo municipal quanto ao PL. Segundo o presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB), estes “não tiveram tempo hábil para analisar” a proposta da Prefeitura, aprovada em regime de urgência.

A regra, temporária, terá validade durante todo o período de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) e poderá ser aplicada em transações de todas as áreas do poder público municipal, desde que adotadas em ações assistenciais visando a redução dos impactos sociais e econômicos da pandemia.


15/04/2020

Fonte: Portal O Dia

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita