Pela internet, vendas para qualquer lugar


Acabou o tempo em que pequenos estabelecimentos dependiam dos clientes da comunidade ou de suas prefeituras como principal comprador. Pela Internet, os negócios podem ser fechados a distância, especialmente se o cliente for um órgão público.
Usado cada vez mais no lugar das licitações tradicionais, o pregão eletrônico faz com que fornecedores de prefeituras negociem além dos limites do seu município de origem. Podem participar de licitações de qualquer cidade brasileira que tenha adotado o sistema de compras pelo computador.
No Rio Grande do Sul, pelo menos 130 prefeituras adotaram a tecnologia nos últimos dois anos. Há casos em que o pregão eletrônico é obrigatório, como quando a União repassa recursos para a compra de bens.
- Estou numa cidade pequena, aqui o mercado é restrito. Com o pregão eletrônico, mesmo sem estar num grande centro eu vendo de Roraima para baixo - conta o comerciante Dirceu Longo, de Barão de Cotegipe, enquanto acompanha uma licitação no Amazonas pelo computador.
Há dois anos, Longo fornece eletrodomésticos para órgãos públicos pela Internet. O pregão é a principal fonte de renda de sua empresa, a Dilon, que vende principalmente para o governo federal. A vantagem da compra online para o órgão público é a transparência do processo e a economia. Por ser um leilão ao contrário, são valorizados pelo comprador lances com valores menores. É possível poupar até 30% do orçamento inicial.
Se os preços são sempre puxados para baixo, por que essas empresas estão focadas no setor público? A fuga da inadimplência é uma das razões, já que a negociação é amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


21/11/2006

Fonte: Zero Hora

 

Curso Licitações

21/02/2024

Prefeitura de Coremas lança licitação de mais de R$ 800 mil para comprar pneus

A Prefeitura de Coremas lançou uma licitação de ma...

20/02/2024

PBH publica edital para construção de espaço de convivência no Padre Eustáquio

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação pa...

21/02/2024

DAE abre licitação para ampliação e construção de elevatórias de esgoto

A DAE Jundiaí abriu licitação para ampliação e ade...

21/02/2024

Cruzeiro do Sul fará nova licitação para coleta de lixo

A falta de lixeiras e alguns containers danificado...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita