O alcance da penalização da suspensão de Licitar


“As sanções de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, previstas no art. 87, inciso III, da Lei 8.666/1993, alcançam apenas o órgão ou a entidade que as aplicaram.”
Esse é o entendimento, atual, do Tribunal de Contas da União em relação a penalização de SUSPENSÃO.

Em vários julgados, já de 2013, os Acórdãos do TCU tem sido unânimes em manifestar que a sanção prevista no art. 87, INCISO III, da Lei 8.666/93, só tem abrangência no órgão que aplicou a pena.

O entendimento, em razão da falta de uniformidade da jurisprudência do STJ, tem modificado o entendimento do TCU, uma vez que, até o ano passado 2012 o entendimento era de que essa sanção tinha abrangência para toda a Administração.

Tal conclusão ou entendimento tem tomado por base as seguintes premissas:

a) as sanções do art. 87 da Lei 8.666/93 estão organizadas em ordem crescente de gravidade e, ao diferenciar aspectos como duração, abrangência e autoridade competente para aplicá-las, o legislador pretendia distinguir as penalidades dos incisos III e IV;

b) em se tratando de norma que reduz o direito de eventuais licitantes, cabível uma interpretação restritiva;

c) o art. 97 da Lei de Licitações, ao definir que é crime admitir licitação ou contratar empresa declarada inidônea, reforça a diferenciação entre as penalidades de inidoneidade e suspensão temporária/impedimento de contratar, atribuindo àquela maior gravidade.

Portanto, tem predominado o entendimento no sentido de que tal penalidade alcança apenas o órgão, entidade ou a unidade administrativa que a cominou.

A maioria dos Órgãos Públicos, ainda registra no SICAF, de forma irregular, a sanção de SUSPENSÃO como INIDONEIDADE. Com isso, impede a empresa de participar de processo licitatório em todo o país.

Algumas empresas têm obtido êxito através de pedido de reconsideração e até mesmo Ação Cautelar ou Mandado de Segurança.


11/03/2013

Fonte: Licitacao.Net

 

Avisos Licitações

20/04/2025

Prefeitura de Bela Vista prevê gastar mais de R$ 930 mil em asfalto e drenagem de 2 ruas

A Prefeitura de Bela Vista – a 324 km de Campo Gra...

19/04/2025

Prefeitura de Porto Alegre abre concorrência para cuidar de mudas plantadas em áreas públicas

Está em andamento uma licitação pública promovida ...

28/01/2025

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes

O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...

27/01/2025

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita