MPF sugere que Infraero suspenda licitação de nova pista de Viracopos


O Ministério Público Federal (MPF) em Campinas (SP) recomendou a suspensão das concorrências públicas para a construção da segunda pista do Aeroporto de Viracopos. A recomendação foi encaminhada à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e sugere que a empresa suspenda a concorrência até que seja obtida a licença prévia ambiental.
Para que a concorrência pública ocorresse sem problemas seria necessária, segundo o MPF, a existência de um projeto básico que indicasse a melhor localização para a construção da pista, levando em consideração a questão da viabilidade ambiental.
Na avaliação do MPF, a ausência dessa licença prévia ambiental antes da elaboração do projeto básico pode indicar a existência de uma irregularidade grave e fazer com o que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine a suspensão dos repasses de recursos.
"Se a licença ambiental sai depois da licitação, ela pode determinar mudanças em um projeto já em andamento, aumentando os riscos de desvios e prejuízos aos cofres públicos", disse o procurador Paulo Gomes Ferreira Filho.
A Infraero terá o prazo de dez dias a partir do recebimento da intimação para informar o Ministério Público sobre as medidas que serão adotadas para o cumprimento da recomendação.


26/03/2010

Fonte: Valor Online

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita