O promotor André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, instaurou um inquérito civil para apurar a insistência do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurillan Fraga, em realizar atas de registros de preços através da entidade para adesões de prefeituras municipais.
Na portaria, Almeida alega que Neurillan demonstrou pretensa possibilidade do órgão adotar a medida, com base no ofício 08/2015, dirigido ao TCE solicitando informações sobre a legalidade. O promotor destaca que o órgão já realizou consulta através do ofício 04/2012 ao mesmo Tribunal.
À época, o TCE respondeu que: “É ilegal a adesão por órgãos e entes públicos à ata de registro de preços realizada por entidades de direito privado estranhas à Administração Pública”, conforme documento oficial do órgão.
O promotor destaca ainda que “não há previsão legal para delegação de serviços de licitações à empresa de direito privado (AMM) e que tal procedimento poderá inobservar a Lei de Licitações – Lei 8.666/93 e ferir os princípios que norteiam a Administração Pública”.
André Almeida ainda determina que sejam apuradas as rotinas administrativas do setor de licitações da entidade e das prefeituras associadas que pretendam aderir a ata de registro de preços.
O inquérito foi aberto no último dia 19 de novembro, pela portaria 080/2015. O promotor ainda determinou que fosse expedida uma recomendação à AMM para notificá-la sobre a ilegalidade sob consulta.
02/12/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...