O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou na Justiça a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado para que adotem ações para reativar temporariamente, pelo prazo de dois anos, o cemitério Quinta dos Lázaros, localizado na Baixa de Quintas.
Segundo a promotora Hortênsia Gomes Pinho, a reabertura do Quinta dos Lázaros se daria de forma emergencial e que após o período indicado por ela, o local seja restaurado para servir “como um enorme parque urbano no meio de um bairro de altíssima densidade populacional”.
A ação civil pública protocolada no dia 25 de fevereiro, que o bahia.ba teve acesso, também pede a desativação de seis dos dez cemitérios de Salvador, que ficam em Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, Brotas e Itapuã. Além disso, a peça indica a construção de outros três cemitérios para suprir a demanda de sepultamentos.
A decisão do MP veio dias antes da Secretaria de Municipal de Ordem Pública (Semop) abrir licitação para a construção de 1.125 gavetas no cemitério de Plataforma, com o intuito de evitar um colapso no sistema funerário da capital por conta do aumento de mortes provocadas pela Covid-19.
Procuradas pela reportagem, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Semop informaram que ainda não foram notificadas.
Histórico
Com construção datada do século 18, o Quinta dos Lázaros é um dos cemitérios mais antigos do Brasil e segundo o Ministério Público, o único do país a ser administrado pela governo estadual. Na Bahia, a Secretaria de Saúde é a responsável pelo espaço, que está sem ser utilizado desde 2015.
05/03/2021
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...