A Justiça Federal concedeu liminar determinando que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volte a publicar, trimestralmente, no site da autarquia e no Diário Oficial da União, a lista atualizada de seus devedores. A última lista foi publicada há mais de um ano, em setembro de 2003. A decisão foi do juiz Paulo Alberto Jorge, atendendo solicitação do MPF feita por meio de uma Ação Civil Pública e determina que o INSS cumpra imediatamente o que prevê o artigo 81 da Lei 8.212/91.
O artigo prevê o seguinte: "O INSS divulgará, trimestralmente, lista atualizada dos devedores das contribuições previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do artigo 11, bem como relatório circunstanciado das medidas administrativas e judiciais adotadas para a cobrança e execução da dívida".
Segundo o procurador, ao descumprir a lei, a direção do INSS feriu dois princípios constitucionais: o da publicidade dos atos públicos (artigo 37 da Constituição Federal) e o da legalidade. O procurador argumenta que a sociedade, que é a maior provedora do INSS, tem o direito de saber quem não paga suas obrigações com a Previdência. As informações são do site Infojur.
03/11/2004
21/05/2025
Aberta licitação para contratar empresa para publicar Diário Oficial em jornal impresso
A Prefeitura de Cascavel abriu licitação para cont...21/05/2025
Governo afirma que licitação para construção de nova escola em Rondonópolis terá início nos próx..
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia...21/05/2025
Lançada licitação para implantação da galeria na Avenida Caetano Bellincanta Neto
A Prefeitura de Campos Novos lançou a licitação, n...21/05/2025
Edital da concorrência prevê investimento máximo de R$ 318 mil
A Prefeitura de Rio Pardo dá, no final deste mês, ...