Estudo divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) defende mudanças no sistema de compras públicas do governo, entre elas a qualificação de servidores responsáveis pelas compras, a padronização de editais e contratos e a criação de uma agência para centralizar a atividade.
As medidas, diz o estudo, devem resultar em melhorias como a viabilização de políticas de fomento a inovação e desenvolvimento sustentável, ganhos de escala e “melhor monitoramento dos esquemas de divisão de mercado e cartelização em mercados de produtos específicos.”
De acordo ele, a adoção dessas medidas passa pelo investimento na qualificação dos servidores responsáveis pelas compras do governo, que devem ter a carreira mais bem estruturada, postos ocupados por pessoal de nível superior e com remuneração melhor.
“Atualmente a situação é esdrúxula: os fiscais e auditores de compras são infinitamente mais qualificados que os responsáveis pelas compras. Isto causa retrabalho, desperdício, corrupção, ‘porta giratória’ e atrasa compras que são mal feitas e muitas vezes acabam sendo suspensas”, aponta o documento.
O estudo avalia ainda que o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), flexibilização da Lei de Licitações adotada pelo governo federal em obras voltadas para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, trouxe “vários avanços”, entre eles a contratação integrada (permite que todas as etapas de uma obra sejam contratadas com uma única empresa), o cadastramento de fornecedores e a remuneração variável (vinculada ao desempenho da empresa contratada).
22/05/2012
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...