Interventor diz que todas as licitações estão irregulares


Todas as licitações realizadas pela gerência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Mato Grosso desde 2003 estão irregulares. De acordo com o interventor do órgão no Estado, Elielson Ayres de Souza, são cerca de dez licitações que não obedeciam a lei 8.666.
O dinheiro empregado foi gasto na compra de passagens aéreas, reforma do prédio do Ibama e na contratação de uma empresa que terceirizava funcionários.
Na próxima terça-feira, o interventor participará de uma audiência da CPI da Biopirataria, em Brasília. Ele falará sobre as investigações da rede criminosa que atuava no desmate e na venda ilegal de madeira em Mato Grosso. Ayres revelou também que o próprio sistema de controle de madeira do Ibama foi concebido com vistas a facilitar a manipulação.
O Sismad, adotado na década de 90, permite que um usuário altere informações – como a quantidade de toras em um carregamento, por exemplo – sem ser identificado. O criador do programa é o ex-delegado do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Armando Pinheiro, que responde a processos por crimes ambientais no Pará.
Desde a última quinta-feira, 101 pessoas acusadas de participar do esquema foram presas por meio da Operação Curupira. Sete mandados de prisão temporária (detenção por cinco dias) ainda não foram cumpridos. Ontem o delegado Tardelli Boaventura pediu à justiça que convertesse estes mandados para prisões preventivas.
WERLE - Na segunda-feira, o ex-gerente executivo do Ibama em Mato Grosso, Hugo Scheuer Werle, negou as acusações de recebimento de propina para concessão de autorizações de desmatamento. Werle declarou que possui um patrimônio avaliado em R$ 450 mil. O ex-gerente não soube explicar o conteúdo de gravações telefônicas entre Álvaro Fernando Cícero Leite e Alex de Oliveira, funcionário da empresa reflorestadora Tecamat. Nas fitas, os dois falam sobre o pagamento de propina para Werle e sobre autorizações de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) em desacordo com pareceres técnicos.


08/06/2005

Fonte: Diário de Cuiabá

 

Curso Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

02/02/2023

Prefeitura de SP abre licitação para manutenção das ciclovias da capital

A Prefeitura de São Paulo, através da SMT (Secreta...

01/02/2023

Prefeitura divulga edital de licitação para construção de um novo ESF Caçador

Os moradores do bairro Caçador ganharão uma nova s...

01/02/2023

Prefeitura de Taubaté revoga licitação para compra de material escolar

A prefeitura de Taubaté revogou a licitação para c...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita