Interventor diz que todas as licitações estão irregulares


Todas as licitações realizadas pela gerência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Mato Grosso desde 2003 estão irregulares. De acordo com o interventor do órgão no Estado, Elielson Ayres de Souza, são cerca de dez licitações que não obedeciam a lei 8.666.
O dinheiro empregado foi gasto na compra de passagens aéreas, reforma do prédio do Ibama e na contratação de uma empresa que terceirizava funcionários.
Na próxima terça-feira, o interventor participará de uma audiência da CPI da Biopirataria, em Brasília. Ele falará sobre as investigações da rede criminosa que atuava no desmate e na venda ilegal de madeira em Mato Grosso. Ayres revelou também que o próprio sistema de controle de madeira do Ibama foi concebido com vistas a facilitar a manipulação.
O Sismad, adotado na década de 90, permite que um usuário altere informações – como a quantidade de toras em um carregamento, por exemplo – sem ser identificado. O criador do programa é o ex-delegado do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Armando Pinheiro, que responde a processos por crimes ambientais no Pará.
Desde a última quinta-feira, 101 pessoas acusadas de participar do esquema foram presas por meio da Operação Curupira. Sete mandados de prisão temporária (detenção por cinco dias) ainda não foram cumpridos. Ontem o delegado Tardelli Boaventura pediu à justiça que convertesse estes mandados para prisões preventivas.
WERLE - Na segunda-feira, o ex-gerente executivo do Ibama em Mato Grosso, Hugo Scheuer Werle, negou as acusações de recebimento de propina para concessão de autorizações de desmatamento. Werle declarou que possui um patrimônio avaliado em R$ 450 mil. O ex-gerente não soube explicar o conteúdo de gravações telefônicas entre Álvaro Fernando Cícero Leite e Alex de Oliveira, funcionário da empresa reflorestadora Tecamat. Nas fitas, os dois falam sobre o pagamento de propina para Werle e sobre autorizações de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) em desacordo com pareceres técnicos.


08/06/2005

Fonte: Diário de Cuiabá

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...

24/04/2024

Edital de licitação para duplicação da BR 381 próximo a BH será publicado nesta quinta (25)

O Ministério dos Transportes vai lançar nesta quin...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita