Governo diz que Justiça impede licitação da Barragem de Castelo


O Governo do Piauí afirmou que processo licitatório para a construção da barragem de Castelo está paralisado por decisão judicial. Depois de construída, a barragem deve ajudar a controlar o nível de água do rio Poti assim como a barragem de Boa Esperança faz com o rio Parnaíba em períodos de fortes chuvas.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, explica que a obra já havia sido licitada em outro governo e foi parada por inconstâncias no projeto, determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas o governador Wellington Dias determinou uma nova licitação.

“Em 2016, já no governo Wellington Dias, foi aberta nova licitação pelo Idepi, que está em andamento e seis empresas foram habilitadas. Ela tem o parecer do Tribunal de Contas da União orientando a continuar, pois o procedimento atende todos os pré-requisitos. Ocorre que uma empresa não habilitada recorreu ao Tribunal de Justiça. Disso, saiu uma liminar mandando suspender a licitação. Isso já tem um ano e garanto que o Estado fez toda sua parte”, garantiu Magela.

O presidente do Idepi reforça ainda que a obra não começou. “Há uma confusão entre o processo licitatório e de que a obra está parada. Ela ainda não começou, então, não podemos afirmar isso”, disse o gestor.

Para o governo estadual, a Barragem do Castelo será de múltiplo uso para o Piauí: turismo, abastecimento, produção e controle de cheias. Sua localização será entre os municípios de Juazeiro do Piauí e Castelo e terá 2,6 bilhões de metros cúbicos.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, também já disse que a barragem iria evitar alagamentos na capital. Segundo ele, a barragem ajudaria a ter um maior controle do nível do rio Poti, semelhante ao que já acontece com o rio Parnaíba, que é controlado pela Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco e Parnaíba (Chesf).


10/04/2019

Fonte: Viagora

 

Avisos Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧