Todas as compras do governo federal terão de seguir regras de sustentabilidade. Decreto em elaboração no governo vai regulamentar as compras da administração pública, autarquias, fundações e empresas estatais com base em critérios de menor impacto ambiental e geração de resíduos.
O decreto terá de ser regulamentado por cada órgão e a idéia é que Estados e municípios adotem os mesmos princípios. Juntas, as compras públicas representam cerca de 15% de todo o PIB (Produto Interno Bruto).
As novas regras integram o Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentável, que deve ser lançado em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com esse mecanismo de maior rigor nas compras, o governo quer estimular a produção ambientalmente correta.
Segundo o diretor do Departamento de Economia do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Fernando Merico, devido ao poder de compra do governo, o decreto deve provocar mudanças importantes na atuação dos fornecedores. "As regras induzem as empresas a produzirem bens com mais responsabilidade ambiental."
Papel, mobiliário e até mesmo a merenda escolar terão de ser comprados com base nessa orientação.
16/07/2008
21/05/2025
Aberta licitação para contratar empresa para publicar Diário Oficial em jornal impresso
A Prefeitura de Cascavel abriu licitação para cont...21/05/2025
Governo afirma que licitação para construção de nova escola em Rondonópolis terá início nos próx..
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia...21/05/2025
Lançada licitação para implantação da galeria na Avenida Caetano Bellincanta Neto
A Prefeitura de Campos Novos lançou a licitação, n...21/05/2025
Edital da concorrência prevê investimento máximo de R$ 318 mil
A Prefeitura de Rio Pardo dá, no final deste mês, ...