O Amazonas vem economizando em média 30,48% nas compras governamentais efetuadas por meio de pregão eletrônico, modalidade de licitação realizada via rede mundial de computadores implantada na rede de órgãos públicos em maio. Ao todo, foram feitos 13 pregões para a aquisição de produtos e serviços. O barateamento dos preços, em alguns casos, chegou a 37,39% em relação a menor proposta apresentada antes dos leilões, quando a média nacional, de acordo com o Banco do Brasil, é de 28%.
Parte do projeto de modernização da gestão pública coordenado pela Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Sead (Secretaria de Estado de Administração), é feita pelo sistema de pregão eletrônico, caracterizado pela eficácia, segurança e transparência.
Prevista em lei pelo decreto 24.818/2005, as licitações via internet tem como meta agregar valor às compras governamentais, com a simplificação de processos, estímulo à competição entre os fornecedores, obtenção de melhores preços e maior controle de despesas dos órgãos públicos.
O programa de pregão eletrônico adotado pelo Amazonas foi desenvolvido pelo Banco do Brasil e cedido, sem ônus, ao governo do Estado. Para pôr o sistema em funcionamento, 25 servidores, entre pregoeiros e equipe de apoio da CGL (Comissão Geral de Licitação)passaram por um intenso processo de treinamento.
03/06/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...