Empresa pública pode explorar energia elétrica sem licitação


Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 453/09, do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), que dispensa de licitação as autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal que prestem serviços públicos de energia elétrica.
O deputado lembra que a Constituição prevê a possibilidade de prestação de serviços públicos diretamente pelo Estado e a opção pela realização de tais atividades por particulares, por meio de permissão ou concessão (mediante licitação pública).
Conforme a proposta, as concessões outorgadas (sem licitação) em favor de entidades da administração indireta poderão ser prorrogadas sem que haja questionamento quanto ao princípio constitucional da isonomia.
“Em tais hipóteses, permite-se a prorrogação porque se trata de prestação de serviço público pelo próprio Estado, formalizada mediante convênios - ao passo que a licitação só é exigida na descentralização do serviço público a particulares, por força do princípio da impessoalidade e da necessidade de critérios objetivos para a seleção do concessionário ou permissionário privado”, diz Vieira da Cunha.
Para o deputado, a PEC garante mais segurança jurídica na prestação dos serviços públicos, uma vez que o estado poderá prorrogar os contratos sem o risco de questionamentos judiciais e sem interromper o fornecimento para a população.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.


05/02/2010

Fonte: Agência Câmara

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita