Os editais de licitação publicados pelo Estado - a partir deste mês de julho - deverão conter a Lei estadual do Compliance aprovada em dezembro de 2018 pela Assembleia Legislativa. A decisão foi divulgada após votação unânime do colegiado do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) na última semana.
De acordo com o TCE - caso a decisão não seja cumprida - os certames em andamento deverão ser suspensos pelos relatores das contas das secretarias ainda na fase inicial.
A decisão foi tomada durante votação na corte nesta sexta-feira (5). O conselheiro-ouvidor do TCE, Érico Desterro, solicitou da Diretoria de Licitações e Contratos a análise minuciosa de todos os procedimentos licitatórios e passasse a cobrar o cumprimento da legislação nos editais.
Caso o cumprimento da referida lei não estivesse contemplado nos editais, os mesmos poderiam ser suspensos pelos respectivos relatores, sem a provocação pode meio de denúncias ou representações.
Sobre a Lei 4.730
A Lei 4.730 conhecida como a lei de Compliance protege a administração estadual de atos lesivos, que resultem em prejuízos financeiros causados por irregularidades, desvios de ética e de conduta e fraudes contratuais.
Além disso a lei prevê multas diárias às empresas contratadas e ainda o impedimento futuro de contratação delas pelo Estado.
06/07/2019
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...