Disputa judicial enterra licitação de radar em BH


O secretário municipal de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, Murilo de Campos Valadares, informou nessa terça-feira que a cobiça de empresas do mercado de radares enterrou o projeto que previa a instalação de 96 equipamentos de fiscalização na capital. Segundo ele, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu revogar a licitação para escolher a fornecedora dos equipamentos por causa da disputa nos bastidores entre as concorrentes, que recorreram várias vezes à Justiça e outros órgãos para travar o processo.
A gota d’água foram representações de três delas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), citando supostas irregularidades. O município foi notificado a se explicar recentemente, mas, para evitar o desgaste, teria optado por zerar os procedimentos.
“Os mercados de radar e de lixo são da mesma família. As empresas não se contentam com a licitação livre. Brigam no tapa, via TCE ou Justiça, para conseguir ganhar. Se deu problema, vamos revogar e fazer de novo”, afirmou, em referência aos serviços de coleta, varrição e recolhimento de resíduos na capital, que também renderam turbulentas competições e se arrastaram por anos. “Licitação boa é a que fazemos em seis meses. Passou disso, não presta”, resumiu Valadares, deixando claro, contudo, que BH não ficará sem o controle de velocidade.


27/05/2009

Fonte: Uai o Estado de Minas

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita