O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através da sua Diretoria de Assistência aos Municípios – DAM, publicou nesta sexta-feira (02/09) um novo estudo no “Pílulas Temáticas de Conhecimento”, no qual analisa aspectos da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – a Lei 14.133/2021. O material aborda de forma detalhada os recursos administrativos dentro do processo licitatório.
A fase recursal é uma das etapas de maior atividade em grandes certames. Nela, os licitantes apresentam seus requerimentos administrativos, a fim de defender um posicionamento ou apontar irregularidades no decorrer do julgamento da licitação.
O texto faz um destaque sobre os dois momentos nos quais os interessados poderão apresentar seus pleitos: o primeiro, a partir da divulgação do edital da licitação. E, o segundo, após a abertura do certame, durante a finalização da fase de julgamento e habilitação dos licitantes.
O “Pílulas Temáticas de Conhecimento” foi criado pela DAM para analisar e disseminar conhecimento sobre os principais pontos da nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), que entrou em vigor no dia 1º de abril de 2021. O projeto conta, atualmente, com 23 publicações sobre o tema.
Os estudos estão disponíveis para download no site do TCM/Ba, no menu INSTITUCIONAL > DAM.
Impugnação ao Edital, Pedidos de Esclarecimento, Recursos Administrativos e Pedidos de Reconsideração
05/09/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...