Cubatão prevê licitação emergencial para cobrir falta da Cursan


Os serviços que até então eram executados pelos trabalhadores contratados pela Companhia de Urbanização e Saneamento de Cubatão (Cursan), que anunciou o encerramento das atividades para o dia 1º de maio, não ficarão defasados. A afirmação é da Administração Municipal, que prevê a realização de uma licitação em caráter emergencial, "que deverá ser anunciada nos próximos dias", para a contratação de empresas que executem os serviços até que "a licitação regular, mais ampla, seja realizada".

Ainda de acordo com a Prefeitura de Cubatão, há algumas semanas a Cursan já não estava mais podendo executar serviços para o município e os funcionários e os serviços de manutenção urbana e de prédios públicos, como pintura, roçagem e varrição, por exemplo, estava sendo executado exclusivamente pela Administração.

"A Secretaria da Educação empregará suas equipes para garantir a merenda escolar, enquanto a Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos providenciará quanto aos serviços mais prioritários nos próprios municipais e vias públicas, até que entre em vigor o contrato emergencial", diz em nota.

Trabalhadores recontratados
Nesta quarta-feira (26), um dia após o anúncio do fechamento da Cursan, o secretário Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Edson Salvo Melo, afirmou que "desenvolverá esforços para que os trabalhadores possam ser contratados pelas firmas que assumirão serviços que eram de responsabilidade da empresa".

Legalmente, a Prefeitura não pode exigir que as empresas façam as contratações, mas Salvo acredita que não haverá maiores dificuldades para que ocorram. "É de interesse das próprias empresas. Trata-se de mão-de-obra já treinada, experiente e habituada ao tipo de trabalho exigido, podendo ser aproveitada imediatamente".

Salvo disse ainda que a preocupação da Prefeitura com a realocação da mão de obra atende a uma relação de prioridades apresentadas pelos dois sindicatos da categoria, Sintracomos e Sindilimpeza.

De acordo com o secretário, outras duas prioridades que serão atendidas pela Administração Municipal são o pagamento dos direitos rescisórios - que será feito parceladamente - e a garantia de agilidade na homologação das demissões.


26/04/2017

Fonte: A Tribuna

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita