Correios tentam ganhar tempo para concluir licitação


Para evitar o que já vem sendo chamado de um "apagão postal", a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tenta ganhar mais tempo na Justiça para concluir a licitação lançada no mês passado para substituir as 1.429 franquias da estatal. A Procuradoria-Geral da União entrou com recurso, na semana passada, no Supremo Tribunal Federal (STF), para ampliar por mais cinco meses o prazo de vigência dos atuais contratos, que vencem no dia 19 deste mês.
O presidente da ECT, Carlos Henrique Custódio, disse que, se o prazo não for estendido, as franquias terão de ser fechadas e a população poderá ser prejudicada, principalmente nas grandes cidades, onde há uma maior concentração desse tipo de agência. Um eventual fechamento das franquias, avalia Custódio, vai sobrecarregar as agências próprias dos Correios, que são em torno de 6 mil, e poderá provocar perda de mercado para a ECT.
As franquias, que respondem por um terço do faturamento da estatal, cumprem um papel importante na captação de clientes no segmento de encomendas, setor em que os Correios enfrentam a concorrência de empresas privadas. Custódio disse que pretende conversar também com a desembargadora Maria Isabel Galotti, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que foi relatora do processo, aberto pelo Ministério Público Federal. Foi o TRF que estabeleceu o prazo de 180 dias, que vence na próxima semana, para a substituição das atuais franquias por franqueados contratados por licitação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


09/06/2009

Fonte: Diário da Manhã

 

Avisos Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita