Comissão rejeita licitação em transferência de tecnologia


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou ontem o Projeto de Lei 2899/04, do deputado Alberto Fraga (sem partido-DF), que estabelece que a transferência de tecnologias produzidas por entidades federais, estaduais e municipais serão regidas pela legislação federal sobre licitações e contratos da Administração Pública.
O projeto define tecnologia como qualquer forma de conhecimento que tenha repercussões econômicas. Segundo o autor, o conhecimento produzido por universidades e empresas de capital misto deve ser protegido, e seu valor econômico deve retornar ao Estado.
Atuação do Estado
O relator da matéria, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), afirma que a obrigatoriedade de submissão de ações de transferência de tecnologia a processos licitatórios acabaria por minimizar a atuação do Estado como agente indutor da universalização tecnológica. "O cuidado que o Estado deve ter é o de impedir que seus produtos tecnológicos sejam apropriados singularmente por segmentos específicos da sociedade, em detrimento da coletividade", diz o relator.
Tramitação
O projeto havia sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. A proposta agora será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


23/03/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Curso Licitações

26/02/2024

Os Pilares da Transparência e Eficiência nas Licitações Públicas

No universo das licitações públicas, a integridade...

26/02/2024

Contenção de alagamentos: encaminhada licitação da nova barragem

A Administração Municipal de Concórdia, por meio d...

26/02/2024

Prefeitura abre licitação para revitalizar rodoviária de Paranaíba

A rodoviária de Paranaíba, município a 410 quilôme...

26/02/2024

Fundo Municipal de Saúde de Bom Jesus lança licitação para comprar 75 mil litros de combustível

O Fundo Municipal de Saúde de Bom Jesus lança lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita