Comissão rejeita licitação em transferência de tecnologia


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou ontem o Projeto de Lei 2899/04, do deputado Alberto Fraga (sem partido-DF), que estabelece que a transferência de tecnologias produzidas por entidades federais, estaduais e municipais serão regidas pela legislação federal sobre licitações e contratos da Administração Pública.
O projeto define tecnologia como qualquer forma de conhecimento que tenha repercussões econômicas. Segundo o autor, o conhecimento produzido por universidades e empresas de capital misto deve ser protegido, e seu valor econômico deve retornar ao Estado.
Atuação do Estado
O relator da matéria, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), afirma que a obrigatoriedade de submissão de ações de transferência de tecnologia a processos licitatórios acabaria por minimizar a atuação do Estado como agente indutor da universalização tecnológica. "O cuidado que o Estado deve ter é o de impedir que seus produtos tecnológicos sejam apropriados singularmente por segmentos específicos da sociedade, em detrimento da coletividade", diz o relator.
Tramitação
O projeto havia sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. A proposta agora será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


23/03/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Orçada em R$ 3 milhões: Paço marca licitação para obra de alargamento da Av. dos Estudantes

A prefeitura marcou, para o próximo dia 30, a lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita