RIO - Sindicâncias e processos administrativos sobre corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros crimes graves, investigam 745 servidores públicos federais do alto escalão, segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Esses servidores são parte de um numeroso grupo de funcionários públicos federais, estaduais e municipais acusados de envolvimento em fraudes e desvio de dinheiro público em 108 das grandes operações lançadas pela Polícia Federal a partir de 2003. Entre os investigados estão desde servidores de comissões de licitação até diretores de poderosas estatais, mostra reportagem de Jailton de Carvalho publicada na edição deste domingo no jornal O GLOBO.
O número de servidores ameaçados de demissão por corrupção é bem maior que os 745 funcionários de alto escalão do governo federal investigados pela Controladoria-Geral. Dos 10.357 presos pela Polícia Federal em grandes operações desde 2003, 1.575 são servidores da União, dos estados e municípios. Ou seja, 15,20% do total de presos passaram por cargos ou funções de confiança no governos federal, estaduais e nas prefeituras ou ainda estão neles.
- Se compararmos este número com os relatos de corrupção que temos diariamente, ele é pequeno. Mas, se comparamos isso com uma década atrás, quando não havia essa ação mais efetiva, pode se dizer que 745 servidores investigados são um número expressivo - afirmou Fabiano Angélico, coordenador de Projetos da Transparência Brasil, organização não-governamental especializada em fiscalização de ações contra a corrupção.
Ouça a análise de Fabiano Angélico.
O estudo obtido pelo GLOBO indica que as investigações da CGU já resultaram em 97 punições. Foram 69 demissões sumárias e 28 suspensões ou advertências. Ao todo, estão abertos nas três corregedorias da Controladoria-Geral 332 processos administrativos e sindicâncias. Em linhas gerais, a CGU chama para si a responsabilidade sobre investigações mais complexas em que os investigados têm forte influência ou ocupam cargos estratégicos no governo.
27/12/2008
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...