BRASÍLIA - Cerca de 500 escolas públicas, de várias regiões do Brasil, serão beneficiadas com a distribuição de cinco mil computadores equipados com a tecnologia do Software Livre. O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação, em maio, para a compra do material. A plataforma Linux permite que se aperfeiçoe o sistema.
Também não há prejuízo de direitos autorais. Por essas características, o software livre é gratuito e a expectativa é que todas as escolas públicas passem a adotar o sistema. O MEC só precisará pagar pela instalação dos programas.
"Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas”, disse Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal.
Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.
"Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento”, afirma Bernardes.
01/05/2004
25/05/2026
Governo de SP abre licitação de até R$ 18 milhões para comunicação
O Governo de São Paulo abriu licitação com valor e...25/05/2026
Amapá abre licitação para concessão de serviços lotéricos no estado em 2026
A Secretaria de Estado de Compras e Licitações do ...25/05/2026
Prefeitura agenda licitação para obra da marginal esquerda da BR-277 com investimento de R$ 7 mi..
A revitalização das marginais da BR-277, em Cascav...25/05/2026
Novo Mercado do Pescado da Prainha terá restaurantes e espaço gourmet com vista para o mar
O novo Mercado do Pescado da Prainha, em Vila Velh...