Alunos da rede pública ganharão computadores com Software Livre


BRASÍLIA - Cerca de 500 escolas públicas, de várias regiões do Brasil, serão beneficiadas com a distribuição de cinco mil computadores equipados com a tecnologia do Software Livre. O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação, em maio, para a compra do material. A plataforma Linux permite que se aperfeiçoe o sistema.

Também não há prejuízo de direitos autorais. Por essas características, o software livre é gratuito e a expectativa é que todas as escolas públicas passem a adotar o sistema. O MEC só precisará pagar pela instalação dos programas.

"Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas”, disse Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal.

Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.

"Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento”, afirma Bernardes.


01/05/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita