BRASÍLIA - Cerca de 500 escolas públicas, de várias regiões do Brasil, serão beneficiadas com a distribuição de cinco mil computadores equipados com a tecnologia do Software Livre. O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação, em maio, para a compra do material. A plataforma Linux permite que se aperfeiçoe o sistema.
Também não há prejuízo de direitos autorais. Por essas características, o software livre é gratuito e a expectativa é que todas as escolas públicas passem a adotar o sistema. O MEC só precisará pagar pela instalação dos programas.
"Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas”, disse Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal.
Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.
"Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento”, afirma Bernardes.
01/05/2004
08/11/2024
Saúde de Várzea Grande publica licitação para tomografia, ultrassonografia e angiotomografia
O Município de Várzea Grande, por meio do Fundo Mu...09/11/2024
Licitação para obras na Bunjiro Nakao está prevista para o próximo dia 21
O Governo do Estado publicou o edital para a licit...08/11/2024
Governo do Distrito Federal prepara mega licitação de R$ 600 milhões
O Governo do Distrito Federal prepara uma mega lic...09/11/2024
Cascavel anuncia licitação no valor de R$ 653 mil para aquisição de artigos funerários
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerário...