A licitação do Semae...


A suspensão do processo de licitação para a construção de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, em Rio Preto deve ser analisada sob dos aspectos. Primeiro, a questão jurídica precisa ser questionada. Como pode o Judiciário conceder medidas liminares com um simples pedido e uma alegação de “perigo da demora” e a tal “fumaça do bom Direito”, sem qualquer sustentação legal?
Ora, os juizes que concederam as liminares teriam sido induzidos a erro, já que as empresas beneficiadas por tais medidas foram desclassificadas do certame, exatamente por não atenderem às exigências técnicas determinada pelo edital da licitação. Uma das empresas, a Consbem Construções Ltda, por exemplo, admitiu que não tem mesmo a capacidade técnica exigida.
O edital determina que a ETE deverá ser operada com uma capacidade de vazão de mil litros de esgoto por segundo. A Consbem, através de seu representante, Geovani Sales admite que sua capacidade é para operar uma estação com capacidade de 600 litros por segundo. Ou seja, a empresa entrou apenas para tumultuar o processo ou até mesmo por outras razões ainda não esclarecidas.
Outra questão que precisa ser bem investigada é sobre a possibilidade de um jogo político. O prefeito Edinho Araújo (PPS) pretende entregar a ETE no último ano de seu mandato. Como as empresas entraram na Justiça, a pendenga pode durar um mês ou até dois ou três anos. Isto faria com que Edinho ficasse para a história como o prefeito que não cumpriu a promessa de tratar o esgoto.
Se a questão for meramente jurídica, a solução seria mais simples, porém demorada. Se for uma questão política, a solução seria mais complicada, além de demorada. Não dá para duvidar de uma ação orquestrada que teria como objetivo atrapalhar os planos de Edinho. Nas duas situações, o prejuízo seria da sociedade.


03/01/2006

Fonte: Rio Preto News

 

Curso Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

03/02/2023

MPF divulga pregão eletrônico para aquisição de água mineral para unidade no PI

O Ministério Público Federal (MPF) torna público o...

03/02/2023

Licitação para ampliação do aeroporto de Cachoeiro pode sair neste ano

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Muni...

03/02/2023

Raquel Lyra abre nova licitação de R$ 303 milhões. Saiba para qual finalidade

O Governo do Estado abriu uma licitação de R$ 303....
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita