Zona Oeste do Rio ganhará mais 300 ônibus


Vinte quatro linhas que estavam inoperantes no bairro começam a voltar a circular a partir do dia 27, em 107 novos carros. O reforço está no projeto da prefeitura para revitalizar a região que nos últimos anos assistiu a uma fuga de 10 mil passageiros dos coletivos para as vans piratas.
Outros 200 ônibus estão previstos para entrar em operação nas duas primeiras semanas de janeiro. Com foco na integração com trem e bicicletas, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou que serão construídos dois terminais rodoviários, na Rua Lopes de Moura e o outro na Rua Álvaro Alberto.
O acréscimo de 60% nos ônibus em Santa Cruz é para que toda a frota que já operou na região volte à atividade. Atualmente, há 500 ônibus de 42 linhas no bairro onde moram 191.836 pessoas. A proposta é que, no ano que vem, 300 deles sejam substituídos por carros novos. Os itinerários retomados serão feitos por quatro empresas que já atuam no local: Expresso Pégaso, Zona Oeste, Jabour e Algarve (também conhecida como EVA).
Teremos novamente 66 linhas, que era exatamente o que já havia, mas que foi reduzindo por uma série de motivos, entre eles a perda de passageiros para o transporte pirata. As linhas já não estavam sendo rentáveis, explicou o secretário de Transporte, Alexandre Sansão.
Haverá uma mudança nos itinerários, que serão desviados do Centro do bairro, saturado com o trânsito intenso. Os ônibus vão circular em um trecho apenas da Rua Felipe Cardoso. Em compensação, as linhas vão circular pelas ruas Lemos e General Olímpico. Hoje à tarde, empresários das quatro viações que vão herdar as 24 linhas se reúnem para definir novas estratégias.
Para que as empresas não desistam dos percursos de novo, Sansão avisa que programa drástica redução no número de vans na região e fiscalização às piratas. O alvo do próximo edital de licitação de linhas municipais de transporte alternativo é Santa Cruz. A previsão é que seja divulgado em 15 dias.
A proposta é colocar em ordem os ônibus e as vans. Então, não vamos esperar um para começar o outro. Os processos vão acontecer juntos e serão complementares¿, promete o secretário.
A recuperação de vias também está no pacote de melhorias planejado para a região. O corredor de 13 quilômetros formado pela Rua Felipe Cardoso com a Avenida Cesário de Melo, que liga Santa Cruz a Campo Grande, terá todos os abrigos de ônibus reformados, um novos sistema de sinalização, recapeamento e bicicletários.
Entre os moradores, a novidade é vista como uma esperança para melhorar sua qualidade de vida. Foi por causa dos ônibus sempre lotados e da falta de opções que o estudante Vitor Mello, 15 anos, chegou a perder uma prova na escola. O adolescente, que estuda no Cefet, no Maracanã, reclama da pouca opção de linhas em Santa Cruz e das longas filas para ter acesso aos coletivos. Ele costuma pegar um ônibus até Coelho Neto e, de lá, segue de metrô para São Cristóvão.
O ideal seria um ônibus direto para o Maracanã ou para algum bairro perto. Toda manhã é um sofrimento para mim. As filas são enormes e o intervalo entre os ônibus também. Tive que pedir atestado médico quando perdi aula, por causa da falta de transporte. A verdade é que o serviço oferecido em Santa Cruz é péssimo", reclama ele.


07/12/2009

Fonte: terra

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita