Canoas - A Administração de Canoas realizou nos dias 22 e 23/07 as Vistas Técnicas previstas nos processos licitatórios para a concessão do transporte coletivo do Município. As Visitas contaram com a presença de representantes de três empresas interessadas e de técnicos da Prefeitura e da empresa contratada para assessoramento à Administração e foram promovidas com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas técnicas referentes às Concorrências Públicas de concessão do transporte por ônibus e por microônibus (seletivo).
Após repassados os Editais e explanados os aspectos técnicos mais relevantes, as empresas manifestarem sua satisfação com as informações recebidas. Encerrados os trabalhos, foram emitidos os Atestados de Participação na Visita Técnica, exigido para participar das licitações.
O Secretário lembrou que o Edital prevê a integração tarifária, reunindo o transporte local e futuramente o metropolitano. Atualmente 106 ônibus realizam o transporte de aproximadamente 60 mil usuários (pagantes e isentos) por dia na cidade. Já os 30 seletivos que circulam no Município recebem diariamente cerca de 5 mil usuários.
As licitações para concessão do transporte por ônibus e por microônibus (seletivo) adotam o critério de julgamento previsto na Lei de Concessão e Permissão de Serviços Públicos (Lei nº 8987/95) de melhor proposta em razão da combinação dos critérios de maior oferta da outorga com o de melhor técnica.
Conforme Araújo, o sistema de bilhetagem eletrônica ao atingir os usuários, a troca de ônibus pode ser feita onde o passageiro necessitar, sem precisar ir até o terminal fechado, conhecido como transbordo, que fica no bairro Mathias Velho. Atualmente em torno de 16.000 usuários já usam o bilhete eletrônico , cartão TEU.
O recebimento dos envelopes, com os documentos de licitação e as propostas, será realizado nos dias 30/07, para ônibus, e no dia 31/07, para microônibus, às 13h30min, na Secretaria de Gestão Administrativa e Modernização (Rua Frei Orlando, 68, Centro).
A empresa que vencer as Concorrência terá de 90 a 180 dias para começar a operar, de acordo com sua proposta, sendo que o prazo de concessão será de dez anos, prorrogável por igual período. Informações e cópia dos Editais no site www.canoas.rs.gov..br
28/07/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...