Com início previsto para fevereiro deste ano, a obra do novo presídio de segurança máxima de Charqueadas ainda não saiu do papel. O vice-prefeito da cidade, Edilon Lopes (MDB), foi a Brasília pressionar o governo federal para dar início à construção.
"A gente chegou bastante angustiado, porque a perspectiva que se tinha era de que menos de um mês após a transferência dos terrenos para a União, já estaríamos iniciando a licitação da obra. A própria gestão do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) havia prometido que a obra estaria pronta até o final deste ano", afirma.
Em janeiro, em uma solenidade na sede do governo estadual, em Porto Alegre, com a presença do ministro da Justiça Torquato Jardim, a Prefeitura de Charqueadas fez a doação de dois terrenos do município para a construção da nova cadeia. Naquela época, a previsão era que a obra começasse até o mês de fevereiro.
Agora, a promessa do Depen é de que em 10 dias o governo federal conclua a licitação para contratar a empresa que vai fazer a análise do solo do local onde deve ser erguido o empreendimento. Depois disso, tem que ser aberta outra licitação para escolher a empresa que vai construir o prédio.
O presídio vai ser construído em uma área de 25 hectares às margens da ERS-401. O governo federal vai liberar R$ 42 milhões para a execução da obra.
Estão previstas 218 vagas para presos de alta periculosidade. No local, serão recebidos presos de facções criminosas de todo o país.
05/07/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...