A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta terça-feira (31), o projeto de autoria da Prefeitura, que dispensa o município de fazer licitação para compras de materiais e equipamentos de saúde, por conta da pandemia do coronavírus. A medida vale enquanto durar a situação de emergência no município.
O projeto, que foi aprovado em regime de urgência, segue agora para sanção do prefeito Roberto Cláudio (PDT). A votação ocorreu em sessão remota.
A proposta de dispensa de licitação em Fortaleza ocorre no momento em que aumentam os casos da Covid-19 na capital cearense. Fortaleza é a terceira cidade do país com maior número de infectados pelo novo coronavírus.
Ainda nesta terça, os vereadores já haviam aprovado decreto de calamidade pública na capital cearense.
Licitação
O projeto autoriza o governo municipal a dispensar a pesquisa de preços e até mesmo a compra por um valor maior do que estimado diante de oscilações de mercado, se houver justificativa para a medida.
Também ficará permitida à Prefeitura a contratação de bens e serviços de empresas com inidoneidade declarada, ou seja, que tiver alguma irregularidade, se a empresa for a única fornecedora de bens e serviços. O projeto permite ainda a compra de equipamentos usados, desde que haja garantia do fornecedor.
A dispensa de licitação para compras na área da saúde do Estado também aprovada pelo Legislativo cearense, na semana passada.
31/03/2020
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...