Venezuela vai licitar exploração de petróleo em Orinoco


CARACAS - A Venezuela vai realizar uma concorrência para o desenvolvimento do bloco Carabobo I na região de Orinoco de reservas petrolíferas, anunciou a companhia estatal de petróleo PDVSA neste sábado.
A companhia disse em nota que o Ministério da Energia "já tem tudo que precisa para anunciar os prazos, condições e modelo de negócios que serão desenvolvidos nesta concorrência."
A Petrobras trabalhou junta à PDVSA para certificar as reservas de petróleo Carabobo I, que detêm, segundo a Venezuela, quase 10 bilhões de barris.
O anúncio ocorre apenas meses depois que o presidente de esquerda Hugo Chávez assumiu quatro projetos em Orinoco avaliados em bilhões de dólares, como parte de seu plano socialista.
Empresas como a Exxon Mobil e ConocoPhillips foram excluídas do processo.
A Venezuela assinou um acordo com a francesa Total para certificar as reservas do bloco Junin, também parte da vasta reserva da área de Orinoco.
O ministro da Energia Rafael Ramirez e Cristophe de Margerie, da Total, assinaram um acordo para que a PDVSA e a Total certifiquem em conjunto um bloco das reservas de Orinoco, segundo a nota.
A área de Orinoco é uma reserva no sudeste da Venezuela que contém bilhões de barris de petróleo bruto, que pode ser refinado, tornado-se um produto mais valioso.


02/02/2008

Fonte: Reuters

 

Avisos Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧