CARACAS - A Venezuela vai realizar uma concorrência para o desenvolvimento do bloco Carabobo I na região de Orinoco de reservas petrolíferas, anunciou a companhia estatal de petróleo PDVSA neste sábado.
A companhia disse em nota que o Ministério da Energia "já tem tudo que precisa para anunciar os prazos, condições e modelo de negócios que serão desenvolvidos nesta concorrência."
A Petrobras trabalhou junta à PDVSA para certificar as reservas de petróleo Carabobo I, que detêm, segundo a Venezuela, quase 10 bilhões de barris.
O anúncio ocorre apenas meses depois que o presidente de esquerda Hugo Chávez assumiu quatro projetos em Orinoco avaliados em bilhões de dólares, como parte de seu plano socialista.
Empresas como a Exxon Mobil e ConocoPhillips foram excluídas do processo.
A Venezuela assinou um acordo com a francesa Total para certificar as reservas do bloco Junin, também parte da vasta reserva da área de Orinoco.
O ministro da Energia Rafael Ramirez e Cristophe de Margerie, da Total, assinaram um acordo para que a PDVSA e a Total certifiquem em conjunto um bloco das reservas de Orinoco, segundo a nota.
A área de Orinoco é uma reserva no sudeste da Venezuela que contém bilhões de barris de petróleo bruto, que pode ser refinado, tornado-se um produto mais valioso.
02/02/2008
02/09/2026
Campinas abre licitação para contratar novo sistema de Zona Azul
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de C...02/09/2026
Palmeira abre Licitação para Construção de Complexo do Idoso
A Prefeitura de Palmeira abriu licitação para a co...02/09/2026
Prefeitura abre licitação para reconstrução de quadra coberta na Escola Cássio Leite
A Prefeitura de Corumbá abriu licitação para a con...02/09/2026
Prefeitura de Goiânia abre licitação para reconstrução de trecho crítico da Avenida T-63
A Prefeitura de Goiânia abriu licitação para a rec...