CARACAS - A Venezuela vai realizar uma concorrência para o desenvolvimento do bloco Carabobo I na região de Orinoco de reservas petrolíferas, anunciou a companhia estatal de petróleo PDVSA neste sábado.
A companhia disse em nota que o Ministério da Energia "já tem tudo que precisa para anunciar os prazos, condições e modelo de negócios que serão desenvolvidos nesta concorrência."
A Petrobras trabalhou junta à PDVSA para certificar as reservas de petróleo Carabobo I, que detêm, segundo a Venezuela, quase 10 bilhões de barris.
O anúncio ocorre apenas meses depois que o presidente de esquerda Hugo Chávez assumiu quatro projetos em Orinoco avaliados em bilhões de dólares, como parte de seu plano socialista.
Empresas como a Exxon Mobil e ConocoPhillips foram excluídas do processo.
A Venezuela assinou um acordo com a francesa Total para certificar as reservas do bloco Junin, também parte da vasta reserva da área de Orinoco.
O ministro da Energia Rafael Ramirez e Cristophe de Margerie, da Total, assinaram um acordo para que a PDVSA e a Total certifiquem em conjunto um bloco das reservas de Orinoco, segundo a nota.
A área de Orinoco é uma reserva no sudeste da Venezuela que contém bilhões de barris de petróleo bruto, que pode ser refinado, tornado-se um produto mais valioso.
02/02/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...