Vencedora da licitação do transporte intermunicipal deve sair no final do mês


Várzea Grande - Apenas três empresas continuam concorrendo ao direito de operar no transporte público intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande. Uma já foi desclassificada. Até o final de julho deve sair o resultado final da licitação que vai escolher a empresa vencedora.
Na primeira fase da licitação, já concluída, a empresa Tursan (SP) foi desclassificada. Agora apenas as empresas Ita (GO), Cidade Sorriso (PR) e União Transportes, de Várzea Grande, continuam na disputa. Na primeira fase do processo de licitação, a comissão analisou a documentação das empresas concorrentes. A empresa Tursan (SP) não atendeu a estes critérios e por isso foi desclassificada. As propostas foram apresentadas no dia 1º de junho.
Na segunda fase de avaliação, a comissão está avaliando os critérios técnicos propostos pelas três empresas que ainda estão no processo. Após esta avaliação será anunciada a empresa vencedora. Após o resultado final, as empresas que perderem a licitação ainda poderão recorrer do resultado.
Um dos critérios técnicos é a data escolhida pela empresa para começar a operar. A licitação determina que a empresa vencedora terá 180 dias para começar a operar. Quem propor o menor tempo para entrar em operação sairá em vantagem nesse critério.
A empresa que vencer a licitação terá que oferecer 50% da frota com ar condicionado. Outros 20% terão que ser adaptados para deficientes. Os ônibus só poderão ter no máximo 3 anos e meio de uso. A vencedora também terá que absorver a mão de obra atual.
O novo sistema será reestruturado e funcionará com oito terminais de transbordo. Os ônibus intermunicipais terão corredores específicos para trafegar e só poderão se deslocar até os terminais de transbordo. O objetivo é evitar prejuízos ao transporte municipal de Cuiabá e Várzea Grande.
Com o novo sistema de transporte após a conclusão da licitação, o número de ônibus que hoje é de 164, deve cair para apenas 74, de acordo com informações da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager). "Esse número atenderá a demanda e possibilitará viabilidade econômica para as empresas. Com isso o usuário terá uma tarifa menor", explicou a presidente da Ager, Márcia Vandoni.
Nenhuma das empresas operando atualmente no sistema intermunicipal está participando da concorrência.


12/07/2006

Fonte: Jornal o Documento

 

Avisos Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita