A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, publicou no dia 09/04 a licitação para implantar o sistema PAPI no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky. O equipamento, com previsão de instalação ainda em 2026, utiliza um conjunto de luzes para orientar pilotos sobre a trajetória correta de descida. A iniciativa busca modernizar a infraestrutura local e garantir maior segurança em operações com baixa visibilidade.
O Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) é uma ferramenta essencial para a assistência à navegação aérea. Ao ser instalado ao lado da pista, o sistema fornece feedback visual imediato aos pilotos, reduzindo riscos durante a aproximação final. Atualmente, o aeroporto de Varginha já se destaca por ser o único do Sul de Minas com balizamento noturno, posição que será reforçada com a nova tecnologia.
Enquanto o certame licitatório ocorre, a supervisora do aeroporto, Andreza de Fátima Siqueira de Jesus, coordena a preparação documental para a futura homologação. Esse processo é uma exigência normativa para que o equipamento entre em operação oficial após a montagem técnica. A gestão municipal projeta que a melhoria elevará o padrão de segurança operacional da unidade.
Impacto no desenvolvimento regional
De acordo com o secretário de Turismo e Comércio, Marcus Madeira, a modernização do aeroporto funciona como uma porta de entrada para novos investimentos e fomento ao turismo. A administração municipal reforçou que a viabilização do projeto contou com apoio técnico e político em Brasília para a liberação dos recursos necessários.
O prefeito Leonardo Ciacci destacou que o investimento em infraestrutura é parte de uma estratégia para consolidar a cidade como polo logístico.
“Fomos pessoalmente a Brasília para agilizar esse processo, buscar apoio e garantir que os recursos fossem liberados. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de Varginha, investindo em infraestrutura e segurança para que a cidade continue crescendo e atraindo novas oportunidades” disse o prefeito.
O edital completo está disponível para consulta no portal oficial da prefeitura.
23/04/2026
04/09/2026
Curitiba vai ganhar um novo parque; licitação está aberta
Curitiba terá um novo parque. Nesta sexta-feira (4...04/09/2026
Barrolândia abre licitações para compra de veículos e novo sistema de gestão
O município de Barrolândia, no Tocantins, iniciou ...04/09/2026
Morenão tem licitação de quase R$ 18 milhões para obras
O Governo de Mato Grosso do Sul abriu licitação de...03/09/2026
Prefeitura de Joinville retoma edital de licitação para projeto e construção do Theatro Nicodemus
Nesta quinta-feira (3/9), a Prefeitura de Joinvill...