O presidente da Valec, Engenharia Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves (Juquinha), anunciou nessa quarta-feira (18), em audiência com empresários do setor de transportes rodoviário de Mato Grosso, com o secretário de Logística Intermodal em Transportes do estado, Francisco Vuolo e os deputados federal Wellington Fagundes (PR) e o estadual Nininho (PR), que irá colocar em licitação o trecho da Ferrovia do Centro Oeste (FICO) até a cidade de Lucas do Rio Verde.
Para Juquinha, a ampliação do trecho é um compromisso político da presidente Dilma Roussef com o setor produtivo de Mato Grosso. “A nossa intenção era licitar este ano apenas a primeira etapa do trecho de 430 km que vai de Campinorte (GO) até a cidade de Água Boa (MT), mas depois de várias reuniões, chegamos a um acordo de que a licitação da ferrovia deveria ser ampliada até Lucas do Rio Verde.
Juquinha disse que irá se reunir com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso para que a FUNAI dê essa anuência. “Espero que até o mês de Julho esta obra seja licitada’’.
Na reunião, também foi reivindicada a implantação de um terminal ferroviário no povoado de Santiago do Norte, município de Paranatinga. A solicitação foi aceita pelo presidente da Valec. O deputado Nininho disse que a inclusão no projeto executivo para construção do terminal de cargas na região atenderá uma grande área de produtiva do estado e com certeza irá impulsionar a economia não só de Mato Grosso, mas de toda a região Centro Oeste.
O deputado Wellington Fagundes ressaltou que qualquer infraestrutura investida em MT, amplia o potencial econômico do estado. “No caso da Ferrovia do Centro Oeste, não há necessidade de desmatar, são áreas abertas que estão prontas para produzir, e o que necessitamos é de condições competitivas de logísticas de transporte”.
O secretário Vuolo afirmou que a expectativa para essa região é de novos investimentos. “Com a implantação desta ferrovia, Mato Grosso de fato em pouco tempo terá uma malha ferroviária compatível com o potencial produtivo do estado.
18/05/2011
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...