A Vale do Rio Doce venceu uma licitação realizada pela Paranapanema para explorar bauxita em Pitinga, no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 250 quilômetros de Manaus.
A bauxita é transformada em alumina, insumo na produção de alumínio. No caso de Pitinga, a Vale considera que a região tem potencial futuro para chegar a produzir alumínio primário. A empresa venceu a licitação com uma proposta de US$ 20 milhões. A Paranapanema explora estanho na região desde 1982.
'É uma área importante com grande potencial, somado ao que temos em Paragominas, o projeto dá destaque para a Vale em relação a reservas e recursos de bauxita', afirmou o presidente da empresa, Roger Agnelli.
Segundo a Vale, o Estado do Amazonas tem importantes reservas de petróleo e gás natural já em exploração, além de potencial hidrelétrico a ser desenvolvido, o que tornaria viável a criação de uma indústria de alumínio competitiva.
As características da bauxita metalúrgica são similares a do Distrito de Trombetas, na quantidade e na qualidade do minério. Segundo Agnelli, o transporte pode ser feito pelos rios da Amazônia. 'Este tipo de produto não é muito pesado, é possível transportar muito volume de forma eficiente', disse. De acordo com o presidente da Vale, a companhia vai se dedicar agora à realização de estudos para determinar o tamanho da reserva.
16/11/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...