Vale vence licitação para exploração de bauxita no Amazonas


A Vale do Rio Doce venceu uma licitação realizada pela Paranapanema para explorar bauxita em Pitinga, no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 250 quilômetros de Manaus.
A bauxita é transformada em alumina, insumo na produção de alumínio. No caso de Pitinga, a Vale considera que a região tem potencial futuro para chegar a produzir alumínio primário. A empresa venceu a licitação com uma proposta de US$ 20 milhões. A Paranapanema explora estanho na região desde 1982.
'É uma área importante com grande potencial, somado ao que temos em Paragominas, o projeto dá destaque para a Vale em relação a reservas e recursos de bauxita', afirmou o presidente da empresa, Roger Agnelli.
Segundo a Vale, o Estado do Amazonas tem importantes reservas de petróleo e gás natural já em exploração, além de potencial hidrelétrico a ser desenvolvido, o que tornaria viável a criação de uma indústria de alumínio competitiva.
As características da bauxita metalúrgica são similares a do Distrito de Trombetas, na quantidade e na qualidade do minério. Segundo Agnelli, o transporte pode ser feito pelos rios da Amazônia. 'Este tipo de produto não é muito pesado, é possível transportar muito volume de forma eficiente', disse. De acordo com o presidente da Vale, a companhia vai se dedicar agora à realização de estudos para determinar o tamanho da reserva.


16/11/2004

Fonte: Folha On Line

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita